A assistência de enfermagem prestada aos portadores de diabetes mellitus tipo II

Gesiany Miranda Farias, Diana Domingas Silva do Rosário

Resumo


Introdução: O diabetes melittus (DM) tipo II ocorre por causa da deficiência na ação ou secreção da insulina que é produzida pelas células betas do pâncreas, causando assim uma hiperglicemia no organismo (1). Esse tipo de DM representa 90 a 95 % dos casos de diabetes. (3)Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo são mais de 346 milhões de pessoas com diabetes.

Objetivos: O objetivo desse estudo é descrever os cuidados de enfermagem aos adultos portadores de DM II. Analisando as principais intervenções de enfermagem, frente ao paciente, levando mais conhecimentos de experiências de outros profissionais, demonstradas em publicações relacionadas ao referente assunto.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS e SCIELO, usando os descritores: “diabetes”, “cuidados” e “enfermagem”. Depois, foram definidos alguns critérios de emprego como: publicações de 2005 até 2011, idioma só em português com acessibilidade a todo o conteúdo e especificamente dos cuidados de enfermagem ao adulto portador de DM tipo II. A pesquisa, primeiro utilizou os descritores definidos em cada uma das bases de dados que tiveram esses resultados: LILACS 259 E SCIELO 52. Após isso foram eliminados, os artigos que não condiziam com os critérios que foram definidos. Com isso resultou-se em doze estudos somando as duas referidas bases de dados.

Resultados: As produções selecionadas relatam sobre o Diabetes Mellitus (DM), no caso, desta revisão integrativa, nos referimos ao tipo 2 por ser a que mais se destaca no mundo. Observaram-se na revisão que os trabalhos selecionados são pesquisas realizadas na Região Sudeste (50%), Nordeste (25%), Sul (16,7%) e centro-oeste (8,3%), nenhum artigo que focasse o norte foi encontrado em relação ao tema selecionado, revelando assim, a pouca produção científica da região norte. A seleção se inseriu numa linha temporal de 2006 a 2011, sendo que em 2006 (2 produções- 16,7%),2008(2 produções-16,7%),2009 (3 produções-25%), 2010 ( 1 produção-8,3%) e 2011( 4 produções-33,3%).

Conclusão ou Hipóteses: Nesta revisão integrativa, os periódicos relatam de maneira pertinente o aumento da incidência do diabetes mellitus em todos os segmentos e tem sido causas de elevadas taxas de mortalidade. Os artigos informam que uma adequada assistência aos pacientes que são fundamentais, e quando bem orientados e seguidos propiciam uma melhora na qualidade de vida do paciente.





Palavras-chave


Diabetes; Enfermagem; Assistência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.