A prática da terapia ocupacional na Estratégia Saúde da Família

Wellison Carvalho Cardoso, Samantha Cristiny Fernandes Nunes, Camilla Heloíza Soares de Moraes, Jéssica Rodrigues de Queiroz, Nonato Márcio Custódio Maia Sá

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu com o propósito de reorganizar a prática da Atenção à Saúde em novas bases, levando a saúde para perto das famílias e da comunidade. Trata-se de um serviço de Atenção Básica que busca a promoção da saúde, a prevenção da doença e a recuperação da saúde em especial: saúde da criança, saúde da mulher e saúde do idoso.

Objetivos: Analisar as práticas da Terapia Ocupacional na ESF, através da revisão da literatura no âmbito nacional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente trabalho estruturou-se a partir de uma busca na literatura brasileira a cerca dos temas: Estratégia Saúde da Família e Terapia Ocupacional de forma inter-relacionado. Foi utilizada, a base de dados online Scielo, além de artigos publicados nos seguintes periódicos: Caderno de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, Caderno de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Revista Ciência e Saúde Coletiva e no documento: Política Nacional de Atenção Básica.

Resultados: A análise mostrou que a prática da Terapia Ocupacional inserida na ESF, mostrou-se reduzida a poucos lugares e enfrentando muitos desafios. O terapeuta ocupacional também é conduzido pelas demandas locais e regional e atuante no contexto de educação em saúde, proteção à saúde e orientação profissional. A análise, também mostrou que a Terapia Ocupacional utiliza atividades: produtivas, psicomotoras, artesanais, expressivas, lúdicas, da vida diária, de automanutenção, psicopedagógicas e profissionalizantes, sempre respeitando os aspectos: físicos, psicológicos, sociais, culturais e econômicos.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que são perceptíveis os benefícios trazidos pela prática da Terapia Ocupacional que contribui para tornar o ambiente domiciliar e comunitário em espaços terapêuticos, destacando-se para orientação a os agentes de saúde, junto aos atendimentos a Pessoas com necessidades especiais e ter a família como foco da atenção oferecido pelos serviços de saúde.


Palavras-chave


Atenção Básica; Terapia Ocupacional; Saúde Coletiva

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.