A terapia ocupacional na assistência domiciliar: uma ação do NASF

Thamires da Fonseca de Souza, Simone Guimarães de Oliveira, Rejane Nazaré Pimentel de Sousa

Resumo


Introdução: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado pelo Ministério da Saúde em 2008, oferece diversas ações à comunidade, dentre elas a Assistência Domiciliar. Esta se configura como uma forma de atenção em saúde em que as ações são desenvolvidas na residência do paciente por uma equipe multiprofissional, incluindo o terapeuta ocupacional.

Objetivos: Este estudo tem por objetivo descrever a atuação do terapeuta ocupacional na ação de assistência domiciliar desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão de literatura realizada por meio de pesquisas em artigos publicados em periódicos, arquivos eletrônicos e livrosdo acervo bibliográfico da biblioteca da Universidade do Estado do Pará – UEPA - e Internet, no período de outubro a novembro de 2012.

Resultados: Frente a isto, percebe-se que o atendimento em domicílio propicia ao terapeuta ocupacional uma maior capacidade de identificar os problemas que irão influenciar diretamente no tratamento do cliente e uma abordagem mais direcionada para resolução destes. As diferenças entre a assistência em domicílio e assistência hospitalar não se restringem apenas ao ambiente físico, uma vez que o atendimento residencial caracteristicamente oferece o conforto, atenção pessoal e controle individual que geralmente não são possíveis em uma instituição hospitalar.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se então, que na Atenção Básica de Saúde no que tange aos cuidados domiciliares, o terapeuta ocupacional busca considerar o perfil biopsicossocial do usuário, promovendo a manutenção de sua capacidade funcional, prevenindo incapacidades e desenvolvendo atividades de educação em saúde e de autocuidado.


Palavras-chave


Atendimento Domiciliar; NASF; Terapia Ocupacional

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.