A realidade amazônica: assistência de enfermagem a uma vítima de escalpelamento

Mariana Souza de Lima, Franciane do Socorro Rodrigues Gomes

Resumo


Introdução: Nos rios da Amazônia, onde o asfalta dá lugar ao rio e os ônibus às embarcações, acontece um acidente: o escalpelamento, que devido a sua gravidade e frequência, tornou-se um caso de saúde pública no estado do Pará. Esse acidente ocorre quando, num descuido, o cabelo prende ao motor do barco e arranca o couro cabeludo de mulheres.

Objetivos: Visando proporcionar às vítimas de escalpelamento um melhor acompanhamento e tratamento frente ao cuidador Enfermeiro, este estudo objetivou demonstrar o processo de enfermagem e sua importância profissional e humana no cuidado a esses pacientes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizada Sistematização da Assistência de Enfermagem a uma criança vítima de escalpelamento. Para coleta de dados foi realizado consulta em prontuário, anamnese e exame físico com autorização da responsável pela paciente, respeitando os preceitos médicos. Foi traçado um plano assistencial com Diagnósticos de Enfermagem segundo a Taxonomia II NANDA Internacional 2009-2011, bem como as intervenções e resultados esperados. Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado no período de 19 de março à 30 de março de 2012 em um hospital Materno-Infantil de referência na capital paraense.

Resultados: Após reunirmos informações do prontuário, realizamos a avaliação deste paciente e elaboramos nove diagnósticos: conforto prejudicado, deambulação prejudicada, integridade da pele prejudicada, nutrição desequilibrada, risco de baixa auto-estima situacional, risco de infecção, risco de constipação, risco para hipotermina e risco de contaminação. A principal meta, alem de proporcionar melhor qualidade de vida para a paciente, era educar a família quanto aos cuidados necessários após o trauma, bem como a forma de prevenir novos agravos e acidentes com motores de barcos. Após a Sistematização da Assistência de Enfermagem os padrões ineficazes foram substituídos para estáveis.

Conclusão ou Hipóteses: As ações de enfermagem diversificam o ato de cuidar e se mostram essenciais para a prevenção, promoção e recuperação da saúde do paciente escalpelado. Dessa forma, deve-se estabelecer um vinculo com o paciente no intuito de contribuir para melhor evolução e aceitação do problema, para isso, o enfermeiro deve estar fundamentado em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.


Palavras-chave


Processo de Enfermagem; Cuidado; Pediatria

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.