A importância do projeto saúde cabana na aproximação do discente à comunidade

André Marcellino Tavares da Silva, Daniel Santos Rocha Sobral Filho, Marcos Antonio Neves Noronha

Resumo


Introdução: O projeto de extensão "Saúde Cabana - Educação em saúde: promoção e prevenção na Ilha do Combú, Distrito D‘Água, Belém", da UFPA, enquadra-se na necessidade nacional de promoção de atividades extracurriculares. Adéqua-se, ainda, ao contexto da humanização da Medicina, promovendo a aproximação entre os acadêmicos e a comunidade e permitindo a interação entre os saberes popular e científico.

Objetivos: Tem-se como foco deste relato de experiência a sua divulgação, com a finalidade de relatar este modelo de atividade extracurricular que reflete uma vertente do tripé ensino, pesquisa e extensão, preconizada nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Metodologia ou Descrição da Experiência: O projeto Saúde Cabana é pautado na educação popular e centrado na pedagogia do trabalho "com" e não "para", sistematizado por Paulo Freire. A metodologia baseia-se em vivências na comunidade e diálogos entre os discentes. A relação dos estudantes com a comunidade no espaço ribeirinho em um dado período permite uma maior compreensão dessa realidade, das políticas públicas de saúde na região e da atuação do profissional médico neste contexto. O projeto pretende promover a construção de sujeitos sociais, auxiliar na formação acadêmica dos discentes do curso de Medicina, promover a aproximação do SUS com a comunidade e garantir a autonomia e organização da comunidade através de atores sociais.

Resultados: Através dos eixos de trabalho, vivência e diálogo, pôde-se alcançar parte dos objetivos traçados. O engrandecimento pessoal e profissional dos discentes é notável, em virtude do contato com ideias pouco difundidas - como educação popular, seja no ensino médio ou no superior - e com populações de culturas diferentes, contribuindo academicamente, profissionalmente e socialmente para a formação do discente. A construção da organização e da autonomia da comunidade é um processo contínuo a ser implementado, sendo verificada certa resistência inicial a metodologia do trabalhar "com", visto a acomodação de parte da população na presença dos projetos de extensão.

Conclusão ou Hipóteses: A aproximação dos acadêmicos com a Comunidade através da integração teórico-prática mostrou-se fundamental para a formação acadêmica, visto que as salas de aula não oferecem oportunidade tanto social, no conhecimento de novas culturas, quebra de paradigmas e retorno à sociedade, quanto profissional, na humanização e conhecimento adquirido.




Palavras-chave


Saúde Coletiva; Social; Combú

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.