A importância do aleitamento materno na saúde infantil

Telma Goss Silva de Medeiros, João Haroldo Silva de Jesus Sobrinho, Juliana Pontes Lima, Leirse da Silva Carvalho Pereira, Thaís Arenas Dalagassa

Resumo


Introdução: Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno (AM) é estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. A Organização Mundial de Saúde recomenda AM por dois anos ou mais, sendo exclusivo pelos primeiros 180 dias para depois introduzir outros alimentos, dando início ao processo conhecido como desmame.

Objetivos: Investigar o valor do aleitamento materno exclusivo (AME) nos primeiros 6 meses de vida para o desenvolvimento da criança e comparar dados da cidade de Boa Vista/RR com estatísticas a nível nacional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo foi realizado mediante revisão bibliográfica sobre o tema abordado visando esclarecer a importância do aleitamento materno e destacar dados estatísticos de estudos científicos e preliminares.

Resultados: O leite materno contém proteína animal de alto valor biológico, supre as necessidades até os 2 anos de vida. O lactente amamentado sofre menos infecções respiratórias, doenças diarreicas e alérgicas. Uma pesquisa de prevalência do AM no Brasil em 2008 revelou que em todas regiões a probabilidade de crianças estarem sendo amamentadas nos primeiros dias de vida é de 90%. No final do primeiro ano de vida, a região Norte se destaca com 60% de AM, e Sudeste e Sul com 40%.A prevalência do AME em crianças menores de 6 meses, em Boa Vista/2008 foi de 40%(média nacional 41%).Belém a maior prevalência (56,1%) e Cuiabá (27,1%),a menor.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar de todas as evidências científicas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena e dos esforços de diversos organismos nacionais e internacionais, as taxas de AM no Brasil, em especial as de AME, estão bastante aquém do recomendado, e o profissional de saúde tem um papel fundamental na reversão desse quadro.



 


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Aleitamento Materno Exclusivo; Aleitamento Materno em Boa Vista/RR

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.