A importância de ações educativas para evitar complicações da diabetes mellitus

Evelyne Teixeira de Souza, Luara Campos da Silva, Ana Rafaela Souza Rodrigues, Andréia Pessoa da Cruz

Resumo


Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizada por decorrentes defeitos na secreção e/ou na ação da insulina, considerada importante problema de saúde pública. O estudo é uma revisão de literatura apresentado como trabalho de conclusão da atividade curricular: Introdução à Enfermagem pertencente da grade curricular do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Objetivos: Obter informações sobre a doença contribuindo para a aquisição de conhecimentos, identificar a importância de utilizar ações educativas como método de prevenção das possíveis complicações oriundas da doença e analisar e/ou interpretar os resultados em relação aos tipos de cuidados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram analisados 28 artigos científicos, destes foram selecionados 14 do banco de dados do Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e feito uma revisão. No processo de cuidado, o enfermeiro deve assumir a responsabilidade de rastrear e monitorar os fatores de risco provenientes da DM, determinar assim as intervenções básicas e planejar as atividades educativas para o autocuidado e para a manutenção de um bom controle metabólico, evitando futuras patogenias secundárias, pois já que melhor compreensão das causas e meios que levam às complicações da DM tem propiciado um tratamento mais adequado e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida e maior sobrevida das pessoas doentes.

Resultados: Foi observado que o pé diabético é uma das mais devastadoras entre as complicações da doença em função do grande número de casos que evoluem para a amputação, por tanto se deve promover o processo de educação em saúde para a prevenção do pé diabético propiciando as mudanças de comportamento em relação aos cuidados com os membros inferiores. Os indivíduos exercem controle do DM quando contam com conhecimentos, habilidades, atitudes e a consciência necessária para o manejo do autocuidado. Estudos dizem que outros fatores como: a educação, a personalidade, o status socioeconômico, o apoio social e cultural são tomados como importantes mediadores para educação do autogerenciamento dos cuidados.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados obtidos nessa revisão de literatura de DM remete a reflexão da importância tanto de adquirir conhecimento sobre as complicações e o cuidado relacionados com a doença em questão quanto à utilização dos processos educativos como maneira preventiva para manter uma boa qualidade de vida.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Diabetes Mellitus; Cuidados

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.