A importância da atuação multiprofissional na prevenção, tratamento e controle do diabetes

Laura Mariana Pantoja Damasceno, Luana Ferreira Carvalho, Luiz Henrique Mendes, Ingrid Fabiane Santos, Ana Carolina Monteiro de França

Resumo


Introdução: O diabetes Mellitus afeta cerca de 246 milhões de pessoas no mundo todo. Devido a estes alarmantes números as medidas de promoção e prevenção de saúde vêm ganhando força, objetivando estimular o auto-cuidado e propor medidas preventivas de detecção de riscos e controle das complicações. Estas medidas podem ser visualizadas através da atuação da Estratégia Saúde da Família.

Objetivos: Identificar a atuação da equipe multiprofissional no tratamento de pacientes diabéticos observando a eficácia da equipe na prevenção e promoção à saúde. Analisar a demanda de atendimento dos usuários diabéticos acompanhados pela equipe da ESF da Unidade de Saúde do Galo II.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo foi desenvolvido com abordagem quanti-qualitativo, utilizando o método de estudo de caso, na Unidade de Saúde da Família do Galo II, em Belém do Pará, em 2011, onde foi observada a atuação da equipe multiprofissional no controle dos fatores de risco e evolução das complicações do diabetes, focalizando principalmente as medidas de promoção de saúde e de prevenção. A coleta de dados foi feita através de pesquisas nos prontuários dos pacientes adultos com diabetes. Os atores sociais da pesquisa foram o enfermeiro da referida unidade e os usuários do Programa Hiperdia, posteriormente foi realizado um estudo de caso com um dos usuários entrevistados.

Resultados: A unidade atende cerca de 150 pacientes no Programa Hiperdia, sendo que 118 são hipertensos e 32 são diabéticos. Verificou-se ainda que a proporção de indivíduos com esta doença é equivalente tanto em gênero como na idade. Observamos ainda que tanto homens quanto mulheres cadastrados, estão sendo acompanhados no tratamento há mais de cinco anos, o que mostra que ambos os sexos estão interessados ou sendo atendidos em equivalência. Os dados apontam ainda que a faixa etária entre 41 e 50 anos tem maior incidência do Diabetes, sendo que nessa faixa etária encontram-se os que fazem tratamento há mais tempo.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se a importância da equipe multiprofissional trabalhar com os quesitos educação e saúde, tratamento nutricional e monitoramento da glicemia para a prevenção, tratamento e controle do Diabetes.


Palavras-chave


Diabetes; Equipe Multiprofissional; Educação e Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.