A horticultura terapêutica na Atenção Primária à Saúde

Ricardo Larroyed de Oliveira

Resumo


Introdução: A horticultura terapêutica é uma modalidade da medicina tradicional de enfoque naturalista. Ela emprega plantas e atividades de jardinagem em programas terapêuticos e de reabilitação.

Objetivos: Avaliar a horticultura como uma possibilidade terapêutica no âmbito da Atenção Primária a Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Revisão da literatura através de estudos publicados, nos quais os autores analisaram a horticultura terapêutica, com ênfase na Atenção Primária a Saúde e/ou Estratégia de Saúde da Família.

Resultados: Na literatura internacional, a horticultura é descrita como uma modalidade terapêutica no controle da dor, nos estados de estresse, nos transtornos depressivos, nos quadros de demência e na reabilitação cardíaca. Contudo, estes efeitos são observados predominantemente dentro de ambientes hospitalares. Nas ultimas décadas, com a crescente valorização da Atenção Primária a Saúde, diversos autores passaram a estudar o uso da horticultura no contexto comunitário, descrevendo-a como uma forma acessível de promover o contato social e o reforço nas relações interpessoais, com efeitos terapêuticos em pacientes com doenças mentais e físicas graves.

Conclusão ou Hipóteses: A utilização da horticultura na Atenção Primária a Saúde pode promover ganhos biopsicossociais e se tornar um importante recurso terapêutico.


Palavras-chave


Horticultura Terapêutica; Praticas Complementares; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.