Oficina educativa: estratégia de promoção da saúde auditiva do escolar

Diolen Conceição Barros Lobato, Adriana Bender Moreira de Lacerda, Vânia Muniz Nequer Soares, Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves, Flávia Conceição Lopes

Resumo


Introdução: A escola se constitui em um espaço privilegiado para implementação das políticas públicas, possibilitando ações de promoção da saúde auditiva e prevenção da perda auditiva nos adolescentes.

Objetivos: Desenvolver e avaliar oficina educativa sobre saúde auditiva e hábitos dos adolescentes, escolares da rede pública de ensino médio.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada ação educativa usando como base a utilização de oficinas como trabalho de grupo com os pressupostos da pedagogia problematizadora, com o objetivo de refletir sobre a exposição a ruídos nas atividades cultural (lazer), escolar e ambiental. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas como: teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação da oficina foram aplicados dois questionários, um questionário antes e outro após a oficina visando identificar a compreensão e possível mudança de atitudes dos jovens frente ao ruído, e outro sobre o desenvolvimento da oficina.

Resultados: Participaram da oficina 91 adolescentes. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, considerando o ruído como algo ruim e danoso à saúde; no entanto diferenças significantes foram observadas após as oficinas, nos cuidados necessários com a audição relacionados às atividades culturais (p=0,0247). A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações.

Conclusão ou Hipóteses: A saúde auditiva e a qualidade de vida devem estar no foco da promoção da saúde dos adolescentes. Encorajamos os fonoaudiólogos e outros profissionais desenvolver programas com vistas à promoção e proteção da saúde nas escolas e usar como estratégia a pedagogia problematizadora nas oficinas educativas.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Audição; Perda Auditiva Provocada por Ruído

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.