Mudançãs na ingestão de sal e exercício em pacientes hipertensos por educação

Arturo Gabriel Jurado Vega, Marilyn del Carmen Gonzales Noblecilla

Resumo


Introdução: Acredita-se que a educação sanitária melhora a vida de pacientes hipertensos, não há literatura suficiente para apoiar esta associação.

Objetivos: Avaliar o efeito da educação sanitária oferecida aos pacientes hipertensos sobre a sua prática do consumo de sal e exercício.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudos descritivos, transversal e com base em pesquisas de 179 pacientes hipertensos que apresentaran entre junho e julho de 2009, para serviços de medicina geral, medicina interna e cuidados de cardiologia, independentemente da razão. Foram analisados usando SPSS versão 15.0 e usando o teste do qui-quadrado.

Resultados: 67% foram mulheres, 60,9% tinham mais de 60 anos e 72,1% tinham ensino médio. Os 25% receberam palestras e 22% em materiais de educação sanitária nos últimos 6 meses. Não se encontrou nenhuma associação significativa entre ter recebido educação sanitária com a prática regular de atividade física e ingestão de sal.

Conclusão ou Hipóteses: Não houve associação entre ter recebido educação sanitária e atividade física mais ou menos regular a ingestão de sal. É aconselhável reforçá-la visando melhores resultados no futuro




Palavras-chave


Educação em Saúde; Exercício; Dieta Hipossódica

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.