Mortalidade infantil- a concepção de gestantes de um CSF em Fortaleza, Ceará

Ivana dos Santos Fonseca

Resumo


Introdução: A mortalidade infantil é o indicador sanitário mais sensível às transformações sociais de qualquer região, sendo correlacionada com variáveis sócio-econômicas e de assistência à saúde (FILHO et al, 2007).

Objetivos: Objetivou-se identificar o conhecimento das gestantes acompanhadas em um CSF sobre mortalidade infantil, pretendendo-se investigar a influência dos profissionais da Estratégia Saúde da Família e identificar a prática mais adotada pelas gestantes para evitar a mortalidade infantil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, no qual participaram da pesquisa 53 gestantes escolhidas de forma aleatória que fizeram o acompanhamento do pré-natal no C.S.F. Edmar Fujita, localizado em Fortaleza-CE, no período de julho a outubro de 2011. A coleta foi realizada por meio de aplicação de entrevista semi-estruturada contendo 10 perguntas abertas e 10 fechadas, sobre características sócio-econômicas, gestacionais, educação em saúde, assistência pré-natal, fatores de risco para mortalidade infantil e cuidados com o bebê.

Resultados: Os sujeitos da pesquisa responderam que os riscos para mortalidade infantil são, a diarréia, o sol quente, a má alimentação, a falta de vitaminas, a prematuridade, a falta de higiene, não levar ao médico e não vacinar. Algumas gestantes ambém relataram que podem ser considerados fatores a ingestão de bebida alcoólica, o uso de drogas, fumo, erro médico, infecção hospitalar e quando o bebê nasce muito gordo ou grande podendo, assim, adquirir problemas de coração.

Conclusão ou Hipóteses: Identificar os diversos fatores de risco que contribuem para a mortalidade infantil é de grande importância, pois dessa forma, é possível planejar medidas eficazes para sua prevenção.As Unidades Básicas de Saúde e os profissionais que a compõem necessitam de cada vez mais orientações acerca desse assunto a fim de repassar seu aprendizado para a população da região abrangida.






Palavras-chave


Prevenção da Mortalidade Infantil; Pré-Natal; Profissionais da Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.