Educação alimentar e diabetes: uma ação de promoção à saúde

Aline Farias Cravo, Paulo Henrique Barbosa de Araújo, Vinicius Costa Souza, Vitor Costa Souza, Claudia Daniele Tavares Dutra

Resumo


Introdução: Realizar dieta adequada é fundamental no tratamento do diabetes. O comportamento alimentar está relacionado com aspectos técnicos, objetivos, socioculturais e psicológicos do paciente. Existem valores e significados que estão associados ao comer e que precisam ser entendidos por profissionais de saúde, para maior eficácia das ações com pacientes submetidos a rigorosa dieta alimentar (Santos, 2011).

Objetivos: Orientar dieta para grupo de pacientes diabéticos, por meio de ação que visa indicar a seleção ideal de alimentos na preparação de refeições saudáveis. Corroborando com a formação acadêmica humanizada.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A ação ocorreu em uma residência da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) Warislândia em julho de 2011, o público alvo (diabéticos) da intervenção foi convidado, antecipadamente, pelos Agentes Comunitários de Saúde. Foi organizada por quatro monitores (acadêmicos) e um preceptor (enfermeiro) do Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (PET-Saúde) vinculada a ESF. Os participantes foram divididos em três grupos, cada grupo foi orientado por um monitor que coordenou a execução das três preparações: risoto saudável; frango desfiado com catupiry e taça de frutas vermelhas com aveia. Logo após, o grupo fez a degustação das preparações.

Resultados: Compareceram à ação nove pacientes diabéticos, maioria idosos, que participaram ativamente da preparação das refeições, mostrando interesse e satisfação diante da quebra do estigma de que manter uma alimentação adequada diante da diabetes melittus é uma tarefa difícil. A maioria dos pacientes possuía conhecimento limitado a respeito dos alimentos que poderiam fazer parte das refeições diárias e por meio da ação foi possível indicar estes alimentos e formas saudáveis de preparação. Após a degustação dos pratos preparados foi de consenso geral que participar de ações como essas é uma forma eficaz de aprendizagem e adesão de hábitos saudáveis.

Conclusão ou Hipóteses: Cumprir a dieta adequada é fundamental no tratamento do diabetes. Por isso programas educativos devem conter franco diálogo com os pacientes e troca de saberes, promovendo o intercambio do saber científico e popular, já que profissionais e pacientes podem aprender e ensinar juntos. Por fim, é importante a elaboração de ações eficazes e humanizadas que visem abranger todos os pacientes.

 


Palavras-chave


Dieta; Diabetes Mellitus; Prevenção Primária.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.