Doença de Alzheimeir: cuidados de enfermagem no âmbito da Atenção Primária

Claudia Caroline de Oliveira Fonseca, Eulita Maria Barcelos, Elisane Adriana Santos Rodrigues

Resumo


Introdução: A mudança do perfil epidemiológico Brasileiro traz consigo o aumento de doenças crônico-degenerativas, dentre elas a Doença de Alzheimer. Nesse contexto, compete ao enfermeiro se capacitar, planejar, organizar e desenvolver ações individuais e coletivas para este público, com avaliação dos resultados.

Objetivos: Possibilitar ao enfermeiro da Atenção Primária de Saúde (APS) um olhar diferenciado na abordagem ao portador de Alzheimer, sua família e cuidador.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este trabalho foi desenvolvido a partir da revisão narrativa da literatura sobre os cuidados de enfermagem ao portador de Alzheimer, à família e cuidador. A partir dessa produção, verificou-se que esta clientela exige cuidados específicos, o que culminou na construção de um instrumento de orientação aos profissionais enfermeiros. Seu objetivo consiste em apontar de forma sistematizada pontos fundamentais na abordagem desta clientela e permitir a construção de um projeto terapêutico de qualidade, bem como, interferir na prestação de cuidados indispensáveis ao público selecionado.

Resultados: Diante deste instrumento de orientação para a assistência, o enfermeiro torna-se mais capacitado para abordar o paciente portador de Alzheimer. Além disso, a utilização das considerações contidas no instrumento criado permitem maior integração do usuário com a equipe de saúde da família e com a equipe multidisciplinar, favorecendo a construção de um processo terapêutico específico, identificação do principal cuidador e estruturação da família para desenvolver os cuidados básicos necessários. Potencializa-se, assim, o entendimento e à aplicabilidade de suas orientações no cotidiano da assistência ao paciente, com fortalecimento dos vínculos família/equipe de saúde do PSF.

Conclusão ou Hipóteses: O envolvimento do enfermeiro no processo terapêutico do portador de Alzheimer permite a criação efetiva do vínculo profissional/família/cuidador. Esta experiência assegura práticas sistematizadas e inovadoras que possibilitam desenvolver habilidades no cuidado de enfermagem a esta clientela.






Palavras-chave


Saúde do Idoso; Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.