Diagnósticos e intervenções de enfermagem ao portador de cirrose hepática

Alina Campos de Souza, Laiane Dutra de Carvalho, Sara Rebeca de Oliveira Lessa

Resumo


Introdução: Nesse trabalho será feita uma exposição dos principais diagnósticos e intervenções aplicadas pelo profissional de Enfermagem ao portador de Cirrose Hepática. SMELTER e BARE (2005) que define a Cirrose Hepática (CH) como uma doença crônico-degenerativa, decorrente da substituição lenta e gradativa de tecido hepático funcional por tecido cicatricial.

Objetivos: Analisar a produção científica de 2005 a 2010 sobre as intervenções de enfermagem ao portador de cirrose hepática e Enumerar os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem identificadas nos estudos analisados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão bibliográfica na qual foram pesquisados os descritores cuidados and enfermagem and cirrose hepática para a busca de trabalho de conclusão de curso; dissertações; livros-texto e artigos indexados nos bancos de dados LILACS; SCIELO e MEDLINE, no período de 2005 a 2010. Além disso também foi feita uma busca nos livros de enfermagem médico cirúrgica, prática de enfermagem e manuais de diagnósticos e intervenções de enfermagem, publicados entre 2005 e 2010 na biblioteca setorial do Instituto de Saúde da UFPA. Após a seleção e leitura selecionamos os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem ao portador de cirrose hepática.

Resultados: Identificamos 47 artigos, e 8 livros-texto relacionados ao tema, porém após a análise de todo o material fizeram parte do estudo apenas 6 artigos e 6 livros textos, om número de publicações maior no ano de 2007. Foram encontrados diagnósticos e intervenções de enfermagem em relação a hepatoesplenomegalia, metabolização prejudicada, risco de hemorragia, desequilíbrio hidroeletrolítico, encefalopatia hepática, educação do paciente e autoconceito. O diagnóstico mais encontrado foi: Risco para função respiratória alterada relacionada à pressão sobre o diafragma secundária a hepatoesplenomegalia e a ascite, tendo como intervenções o repouso, posição semi-fowler e oxigenio suplementar.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar do conteúdo dos trabalhos incluídos na pesquisa mostrar-se satisfatório, pôde-se perceber uma carência de publicações a cerca do tema, sobretudo da atenção às necessidades psicossociais, categoria na qual foram encontrados apenas dois diagnósticos e pouquíssimas intervenções.



Palavras-chave


Cirrose; Hepática; Enfermagem.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.