O cuidado domiciliar e seus significados

Sâmia Bessa de Moraes, Thais Helena Ramos Queiroz Mourão, Erasmo Miessa Ruiz

Resumo


Introdução: A identificação de uma variedade de significados para designar Cuidado Domiciliar fez com que se fosse necessário uma pesquisa sobre a literatura vigente, em busca do significado que mais se apropriasse a ideia da promoção da saúde e da prevenção de doenças.

Objetivos: Identificar as formas de cuidado domiciliar, visando contribuir para o trabalho em rede entre a Atenção Básica e hospitalar, bem como identificar ações que possam ser realizadas para implementar a qualidade das diversas formas de cuidado, garantindo a promoção e a efetivação da saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Com o intuito e a necessidade de buscar os significados para a designação: Cuidado Domiciliar; foram lidos e revisados trabalhos relacionados à área de Cuidado Domiciliar e Atenção Básica que deram o suporte necessário às descobertas sobre o assunto, que vem sendo tratado desde muito tempo sob a ótica de uma alternativa dos Cuidados Hospitalares, mas que, no entanto, pode (e deve) ser tratada sob a ótica da prevenção e promoção da saúde de famílias e comunidades. Foram consultados autores como Menrhy (2008), Rehem (2005), Diogo & Duarte (2006), além de legislação pertinente ao tema, como a Portaria Nº 2.029/2011 que institui a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Resultados: Nos textos estudados, foi encontrada a referência ao Cuidado Domiciliar ou a suas outras definições, assistência domiciliar, internação domiciliar, hospitalização domiciliar e home care, a ideia de um procedimento alternativo a internação hospitalar, que busca fazer do domicílio do paciente um ambiente de internação com o conforto e a atenção dos cuidadores e familiares, além da atenção médica necessária, sem que ele seja exposto a um ambiente de indiferença emocional e de possíveis infecções hospitalares. Sendo esse Cuidado Domiciliar oferecido, principalmente, quando o paciente está na situação de recuperação ou em casos em que o paciente está fora de possibilidades terapêuticas (FTP).

Conclusão ou Hipóteses: Concluiu-se que a referência ao processo do Cuidado Domiciliar deve ser mais abrangente, na perspectiva da promoção da saúde. Dessa forma, entende-se cuidado domiciliar, como um processo de educação de indivíduos e de familiares, consequentemente, de uma comunidade, com o intuito de garantir a prevenção e controle de doenças, reduzindo os agravos com relação a evolução de quadros epidemiológicos.

 


Palavras-chave


Cuidado Domiciliar; Significados; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.