Matriciamento em saúde mental: desafios da construção da escuta

Angela Beatriz Mercado Acevedo, Jane Patricia Oliveira de Castro

Resumo


Introdução: O presente trabalho pretende relatar a experiência de dois anos, da matriciadora psiquiatra do CAPS III, que atua também como médica de família em unidades de formação acadêmica e assistencial.

Objetivos: Descrever as potencialidades do espaço de discussão do matriciamento com o Médico de Família e comunidade, onde seriam realçadas suas necessidades, inseguranças e resistências, na relação com o paciente portador de sofrimento psíquico.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho se deu através da observação na convivência direta e espaço matricial com a preceptoria de médicos residentes de MFC, Internos de medicina e médicos experientes na ESF.

Resultados: Durante o processo de matriciamento, feito de forma contínua, foi possível perceber que os médicos formandos, formados e residentes necessitam de escuta qualificada e de um espaço de discussão e troca. Não somente quanto às condutas técnicas, mas principalmente no campo das relações, sejam estas com o paciente, colegas, instituições e rede assistencial.

Conclusão ou Hipóteses: A partir da construção deste trabalho foi possível perceber que deve-se se construir um espaço de formação crítica para o médico da família e comunidade, contínuo na prática e funcionar como espaço de reflexão da clínica e seus desafios. A construção da clínica na contemporaneidade nos remete a importância de efetivar espaços de cuidado para os cuidadores da saúde.


Palavras-chave


Matriciamento; Saúde Mental; Escuta

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.