A equipe de saúde bucal no programa saúde da família no Pará

Priscilla Scerne Bezerra de Azevedo, Liliane da Silva Nascimento

Resumo


Introdução: A estratégia do Programa Saúde da Família (PSF) possui ações estruturantes para os sistemas municipais de saúde tornando-se um importante instrumento de reordenamento do modelo de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde . A inclusão da equipe de saúde Bucal neste processo de reorganização fortalece as realizações das ações de atenção básica em vários municípios do Brasil.

Objetivos: o objetivo de avaliar a evolução da implantação das equipes de saúde Bucal no PSF no Estado do Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Houve uma avaliação quantitativa através de um estudo ecológico retrospectivo, com dados estatísticos extraídos do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATA-SUS). Foi construída uma série histórica de (2007 à 2012) da implantação das equipes de saúde da família com a equipe de saúde bucal nas modalidades I e II por ano nos Município no Estado do Pará.

Resultados: A implantação das equipes de saúde bucal apontou disparidades na implantação das equipes por modalidadesna qual destacamos um aumento da implantação da modalidade I e pouca implantação da modalidade II. Quando comparamos a implantação entre as modalidades, observamos a maior implantação (100%) da equipe de modalidade I com relação à modalidade II, há uma velocidade muito positiva de expansão do Programa Saúde da Família com a equipe de saúde bucal, entretanto, esta velocidade depende: da adesão dos gestores estaduais e municipais, dos princípios do programa e dos recursos humanos disponíveis da região Norte, e dos (números de auxiliares e técnicos de Saúde bucal residentes nos municípios).

Conclusão ou Hipóteses: A consolidação do PSF é necessária através da substituição real da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e devido a sua capacidade de produção de resultados positivos e negativos nos indicadores de saúde e consequentemente na qualidade de vida da população.

o�ak��@0�reast-language:PT-BR'> O caso descrito demanda maior cuidado e atenção por parte da equipe de saúde da família e da equipe de saúde bucal, devido às condições sociais e familiares, bem como as alterações sistêmicas presentes. Assim, essa forma de atuação desenvolvida está em consonância com a interpretação aprofundada do princípio da equidade, e por consequência com os objetivos do SUS.

 


Palavras-chave


Programa Saúde da Família; Sistema de Informação; Equipe de Saúde Bucal

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.