Promoção de saúde em educação sexual por meio de tecnologias educativas.

Payron Augusto Nascimento, Renan Barbosa Rodrigues, Moacyr Oliveira Neto, William Browne de Oliveira Machado, Keylla Márcia Menezes de Souza

Resumo


Introdução: A educação sexual discute questões relacionadas à sexualidade humana, tendo como papel principal preparar a população, sobretudo adolescentes, para uma vida sexual segura, de modo a evitar doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez indesejada, agindo como um importante determinador do processo saúde-doença.

Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina atuando na promoção de saúde na área de educação sexual.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado na área de abrangência de um Centro de Saúde da Família no município de Fortaleza-CE, mais precisamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, ocorreu no dia 31 de outubro de 2012, como atividade do módulo horizontal II, intitulado: Integração, Serviço, Ensino e Comunidade, ofertado na grade de graduação do curso de medicina do Centro Universitário Christus. Participaram como moderadores do grupo de educação em saúde 12 acadêmicos de medicina, com apoio de um docente, participaram do grupo uma média de 20 pessoas, cuja, sessão educativa se reportava a Educação Sexual.

Resultados: A oficina foi planejada em conjunto com uma equipe de saúde da família, docente e acadêmicos de medicina. Na oficina foi trabalhada a temática educação sexual, nesta foram incluídas discussões sobre anatomia sexual humana, a reprodução e relação sexual, saúde reprodutiva, relações emocionais, direitos reprodutivos e responsabilidades, a abstinência, controle de natalidade, e outros aspectos do comportamento sexual humano.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se relativo desconhecimento dos visitantes sobre o tema, indicando necessidade de maiores esforços públicos para a conscientização em educação sexual. Notou-se também a relevância do envolvimento do acadêmico de medicina com o serviço de saúde desde o primeiro ano do curso, influindo no aperfeiçoamento das habilidades médicas de comunicação, empatia e formação de um caráter ético.




Palavras-chave


Educação; Sexual; Comunidade

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.