Promoção à saúde do ACS da UBS do Combú, distrito D’Água, Belém - PA

Silvia Helena Arias Bahia, Louise Tavares Ferreira, Anderson André Pantoja Dias, Denisson Dias da Silva, Aline Mayra Cabeça de Sousa

Resumo


Introdução: O Agente comunitário de Saúde é importante na elaboração de ações e competências para a Atenção Primária. No cenário de prática da UBS, o ACS possui várias atividades: visita domiciliar, participação em grupos educativos, vigilância à dengue, trabalho comunitário, cadastramento etc. Por isto, este profissional está exposto a cargas físicas, químicas, orgânicas, mecânicas e psíquicas.

Objetivos: Realizar ação de promoção à saúde do ACS da UBS do Combú, Distrito D’água, Belém-PA para: conhecer a rotina de trabalho; identificar os possíveis fatores de risco relacionados ao processo de trabalho e orientar o profissional quanto a práticas que diminuam os fatores de risco ocupacionais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Após uma entrevista realizada pelos pesquisadores com os ACS – na qual foram identificados calor excessivo, monotonia e movimentos repetitivos – foi planejada a ação estratégica realizada no mês de Dezembro de 2011, na Unidade Básica de Saúde do arquipélago do Combú, município de Belém-PA, com a população de Agentes Comunitários de Saúde cadastrados na UBS. No dia da ação foi distribuído para os profissionais Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e foi realizada uma explanação sobre exercícios simples de Ginástica Laboral por um Educador Físico.

Resultados: Realizar a ação estratégica permitiu ao aluno uma ampliação no seu conhecimento acerca da função do Agente Comunitário de Saúde, bem como da sua imensa importância na Estratégia Saúde da Família. Aos profissionais foi possível aprender como se proteger dos principais fatores de risco laborais aos quais estão submetidos e prevenir agravos que o afastariam do trabalho. A distribuição de EPI’s, explanação sobre exercícios simples de Ginástica Laboral e a fixação de cartazes com instruções sobre os exercícios permitiu que os profissionais seguissem as recomendações dadas sem que estes tivessem custos adicionais a sua renda.

Conclusão ou Hipóteses: Demonstrou-se a importância de se realizar Educação em Saúde para os profissionais da área, que por muitas vezes preterem sua própria saúde para cuidar da comunidade. Necessita-se, no entanto, de uma participação engajada da esfera política em empregar medidas preventivas, estratégias de treinamento, capacitação e supervisão deste trabalhador “peça chave” do Sistema Único de Saúde.






Palavras-chave


ACS; Ocupacional; Prevenção

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.