A eficácia do rastreamento de tuberculose nos pacientes em situação de rua

Ariane Graças de Campos, Thamyris de Abreu Cardoso

Resumo


Introdução: O Brasil é um dos 22 países que concentram 80% da carga mundial de Tuberculose, sendo que o estado de São Paulo detecta o maior número absoluto de casos. (Brasil, 2011). A tuberculose é a quarta causa de morte por doenças infecciosas, e a população de rua tem 60 vezes mais chances de adquirir a doença do que a população em geral. (BRASIL, 2008).

Objetivos: Considerando a magnitude, transcedência e vulnerabilidade da tuberculose quanto agravo em saúde pública, e maior chance de contaminação da população de rua, se faz necessário a implantação de estratégias que detecte precocemente a tuberculose, interrompendo a cadeia de transmissão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para diagnosticar precocemente a tuberculose recomenda-se a busca ativa de pessoas com tosse superior a três semanas. (Brasil, 2011). 
A percepção de tempo é muito prejudicada na população em situação de rua, dependentes de múltiplas drogas, dormem no chão, desprotegidos das intempéries do clima, portanto, que nem chegam a perceber se estão apresentando tosse, e há quanto tempo. 
Em julho e agosto de 2012, a equipe de rua 08, da Unidade Básica de Saúde Sé, realizou um rastreamento para tuberculose na população em situação de rua da região central de São Paulo, colhendo a primeira amostra de baciloscopia direta e cultura para micobactéria, em pacientes que não tinham tosse.

Resultados: Foram coletadas 112 amostras de pacientes em situação de rua, sem tosse, e todas amostras de baciloscopia direta foram negativas, havendo 3 amostras de cultura para micobactéria positivas. Além de realizar a coleta indiscriminada, periódica, e de rotina de baciloscopia direta, é primordial a solicitação da cultura para micobactéria para todos os pacientes (solicitar também teste de identificação e teste de sensibilidade). Esses pacientes puderam iniciar o tratamento precocemente, sem estarem baciliferos.

Conclusão ou Hipóteses: Para a detecção precoce e início imediato do tratamento para Tuberculose, a realização de rotina de coleta de baciloscopia direta e cultura para micobactéria para todos os pacientes em situação de rua se mostrou uma estratégia eficaz, detectando 2,7% de pacientes com a doença, independentemente de qualquer sintomatologia, como tosse.


Palavras-chave


Tuberculose; Moradores de Rua

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.