Produção científica sobre os fatores do desmame precoce

Priscila Veras Santos, Isabela Bastos Jácome de Souza, Misterly Rabêlo de Oliveira Silva, Líndia Kalliana da Costa Araújo Alves Carvalho, Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Resumo


Introdução: A promoção da alimentação adequada entre as crianças é fundamental para sua saúde, crescimento e desenvolvimento.

Objetivos: Analisar estudos publicados sobre o tema nos últimos 7 anos que abordam os fatores referente ao desmame precoce.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão da literatura de estudos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão foram: recorte de tempo de publicado de 2005 a 2012, artigos originais, em português e serem referentes a aleitamento materno e desmame precoce, utilizando os descritores: aleitamento materno; desmame precoce. Foram localizados 36 artigos, mas atenderam aos critérios de inclusão 16 estudos. Os artigos foram lidos na integra e analisados pela análise de conteúdo.

Resultados: Os estudos demonstram que houve um aumento na pratica de aleitamento materno exclusivo nos últimas três décadas, mas ações, promoção e apoio à amamentação devem ser intensificados, pois ainda estão aquém de atingir as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde. Fatores mais comuns para justificativa do desmame precoce estão à dimensão sociocultural, a pressão exercida por outras pessoas para o uso de água, chás e outros tipos de leite e a introdução de bicos artificiais.

Conclusão ou Hipóteses: As informações passadas para as mulheres sobre aleitamento foram apreendidas, mas não suficientemente compreendidas para manter o aleitamento pelo período mínimo recomendado de seis meses. É importante compreender que a duração da amamentação não depende de estratégias isoladas, mas sim de diferentes intervenções colocadas em práticas em todo o clico gravídico-púerperal.





Palavras-chave


Aleitamento Materno; Desmame Precoce; Fatores

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.