Principais fatores de risco para doença cardiovascular presentes na UBSGuanabara

Felipe Costa Klautau, Paulo Jusenir Giacomin Júnior, João Paulo Cavalcanti Figueiredo Soares, Lorena Torres Giacomin, Milena Czaplinska Martins Barros

Resumo


Introdução: A população mundial está vivendo mais. O aumento da expectativa de vida traduz uma maior preocupação com a saúde, o progresso da ciência no combate às doenças e melhorias no meio ambiente. Apesar de todos esses avanços na saúde, o envelhecimento da população vem acompanhado de uma série de doenças crônicas, cuja incidência aumenta com o avançar da idade, como a Hipertensão Arterial Sistêmica.

Objetivos: O estudo teve como objetivo realizar um levantamento de dados dos principais fatores de risco para doença cardiovascular presentes nos pesquisados. Além disso, quando possível, os indivíduos que participaram do estudo recebiam uma prescrição da atividade física adequada à prevenção cardiovascular.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A amostra foi composta por frequentadores da UBS Guanabara, Ananindeua, Pará, acima de 18 anos de idade, de ambos os sexos. Estes sujeitos foram convidados a responder aos questionários: Critério de Classificação Econômica Brasil; Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta; Doenças, Sintomas e Fatores de Risco Cardiovascular, elaborado com base nas recomendações do American Collegeof Sports Medicine e da American Heart Association. Foram realizadas as avaliações de: índice de massa corporal (IMC); medida da circunferência abdominal; aferição da pressão arterial de repouso e frequência cardíaca de repouso.

Resultados: No total, foram avaliados 227 indivíduos, sendo constatado que 70,5% apresentaram idade de risco, ou seja, mais de 45 anos para homens e mais de 55 anos para mulheres, 58,1% apresentaram histórico familiar de doença cardiovascular, 42,3% eram fumantes, 21,6% apresentaram diabetes, sendo que 32,2% apresentaram pressão arterial elevada no dia da avaliação, 26,9% relataram possuir colesterol elevado, 45,8% faziam o consumo de bebidas alcoólicas regularmente, 1,3% não faziam ingestão de alimentos saudáveis, 63,4% faziam ingestão de alimentos gordurosos, 70,5% possuíam IMC acima de 30, 41,0% apresentaram circunferência abdominal acima de 102cm (homem) e 88cm (mulher).

Conclusão ou Hipóteses: Com este estudo conclui-se que a população da UBS Guanabara apresenta grande quantidade de fatores de riscos e que diversos deles estão associados à presença de problemas cardíacos. Portanto, existe uma necessidade de maiores intervenções, estimulando melhores hábitos de vida, visando prevenção e diminuição da probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.




Palavras-chave


Fator de Risco; Doenças Cardiovasculares; Hipertensão

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.