Prevalência de tuberculose no bairro de águas lindas, Ananindeua (PA)

Renata Franco Dias Gomes, Daniel Franco Dias

Resumo


Introdução: A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais prevalentes no ser humano, de longa trajetória histórica. Tem sido encarada como um problema de saúde pública, e sendo objeto de programas de controle e atividades destinadas a reduzir o problema ao longo do tempo, com vista à sua erradicação. Nesse contexto, a OMS decretou, em 1990, estado de emergência global propondo o DOTS.

Objetivos: Analisar a prevalência de tuberculose nas seis microáreas da Estratégia Saúde da Família Palmeira do Açaí, bairro Águas Lindas, Ananindeua (PA).

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente trabalho analisou os relatórios A1 do bairro de Águas Lindas, município de Ananindeua no Estado do Pará, mais precisamente das microáreas1,2,3,4,5 e 6 da Estratégia Saúde da Família Palmeira do Açaí. Esses relatórios eram relativos ao ano de 2012, e, foram cedidos pelo Departamento do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) localizado na Secretaria de Saúde de Ananindeua.

Resultados: Após a análise dos dados, constatou-se, durante o mês de julho de 2012, três casos de tuberculose, sendo um na microárea3, outro na microárea 5 e outro na microárea 6.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar da prevalência de tuberculose na ESF Palmeira do Açaí não ser alta, seria de grande importância capacitar as equipes da Atenção Básica existentes para detecção precoce, diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose, bem como a instrução da população cadastrada acerca das formas de prevenção da doença, esclarecendo também quanto à gravidade e sintomatologia da doença em questão.




Palavras-chave


Tuberculose; Prevenção; Atenção Básica

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.