Prevalência de tabagismo em mulheres atendidas pela estrategia saúde da família

Elizabeth Josefina Guadarismo Salas

Resumo


Introdução: O tabagismo e um problema de saúde publica .A participação da mulher no mercado de trabalho , sua independência financeira e ligado a isso um maior poder de decisão em casa e no ambiente de trabalho tem contribuído para o aumento da sua prevalência ,ressaltando que o organismo feminino e comprovadamente mais susceptível aos efeitos do fumo por apresentar caraterísticas próprias da mulher.

Objetivos: Identificar as pacientes com hábitos tabagistas e suas co- morbidades do bairro Jardim Primavera ; Aplicar o teste de Fagerstrom; Conhecer os fatores bio-psico-socioambientais envolvidos na etiologia do tabagismo ;Elaborar possíveis estratégias para a cessação do tabagismo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Definição da área de estudo - bairro Jardim Primavera. Seleção dos pacientes com o perfil indicado para realização da pesquisa – mulheres com hábitos tabagistas. Período de realização do projeto: Julho a outubro de 2012.Serão aplicados questionários como o teste Fagerstom, durante visitas domiciliares e consultas de ambulatório. Os dados obtidos serão organizados em tabelas e gráficos, usando as seguintes variáveis: idade, nível socioeconômico, raça, escolaridade e doenças associadas. Serão elaboradas estratégias de conduta para organizar grupo de apoio para cessação do tabagismo com acompanhamento e tratamento das pacientes diagnosticadas.

Resultados: Identificadas 70 mulheres com hábitos tabagistas ,das quais 14,28 % na faixa etária de 15 a 19 anos ,42,8 % entre 20 a 39 anos,21,42 % entre 40 e 49 anos ,18,57 % entre 50 e 59 anos ,e 2,85% acima de 60 ,o grau de dependência de nicotina (teste de Fagerstrom),17,14 % tinha grau de dependência leve em mulheres de menos idade,4,28 % grave em mulheres de mais idade, o médio 60% em mulheres entre a faixa etária de 39 a 50 anos .Constatou-se que a maioria era independente economicamente, em relação a co-morbidades 60 % referiram ter antecedentes gástricos ,30 % ,associaram mudança na pele e escurecimento dos dentes com o habito tabagista ,100% concordaram na diminuição do apetite.

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência do tabagismo em mulheres vem aumentando, as doenças associadas encontradas no grupo ,como gastrite ,alterações na pele e inapetência entre outras. Identificado o habito tabagista e o grau de dependência ,foram incentivadas a entrar no programa de cessação de fumar com grupos de auto ajuda ,apoio psicológico e farmacológico e dessa forma diminuir os riscos a saúde feminina.



Palavras-chave


Tabagismo; Mulheres; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.