Intervenção familiar motivacional em um atendimento domiciliar de terapia ocupacional

Tayane Medeiros de Oliveira, Adrielle Souza Carreiro, Karoline lazzarotto de Souza, Josenaide Engracia dos Santos

Resumo


Introdução: A melhoria da saúde das pessoas em condições crônicas requer mudar de um sistema de atenção à saúde fragmentado, episódico e focado na doença, em outro proativo, integrado, focado na pessoa e na família e voltado para promoção e manutenção da saúde. A intervenção na família permite entender a construção das relações e a interferência dessas nos aspectos psicossociais.

Objetivos: Compartilhar atendimento domiciliar de Terapia ocupacional em uma família residente no P. Norte-Ceilândia-DF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Intervenção motivacional para auxiliar na mudança de comportamento. Provisão de alertas, de lembretes e de feedbacks oportunos para os familiares em especial, mãe e filho. Compartilhamento de informações clínicas para os familiares, ênfase no papel central das pessoas usuárias no gerenciamento de sua própria vida, uso de estratégias de apoio para o autocuidado com fixação de metas a serem alcançadas. Os atendimentos aconteceram no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2013.

Resultados: Vínculo estabelecido entre a família e estudante, abertura às orientações para gerenciamento de conflito, disposição para autocuidado. O trabalho de conversa com a mãe, aconselhando-a e fazendo refletir sobre atitudes, seu papel como mãe e cuidadora do filho paraplégico e de mulher foi importante para proporcionar mudanças. Motivação para a intervenção, melhora da autoestima da mãe. O filho alcançou algumas metas durante a intervenção, como a participação no centro de atenção psicossocial. A mãe passou a regular emoções o diminuir conflitos. E o filho conseguiu ter maior autonomia nas decisões.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados desse estudo evidenciam a importância de se trabalhar com toda a família, deixando que ela seja responsável pelas mudanças, que a reflita sobre os problemas e de que forma possam solucioná-los.


Palavras-chave


Atendimento Domiciliar; Terapia Ocupacional; Atenção Primária

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.