A comunidade e o agente comunitário de saúde informação e participação

Nara Cinthia de Paiva de Figueiredo, Maria Tita Portal Sacramento, Didiana Ferreira Souza, Mauro Celso Feitosa Maia

Resumo


Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é peça fundamental entre o trabalho de uma unidade de saúde e a comunidade, uma vez que trabalha pela melhoria e qualidade de saúde de seus beneficiários, servindo como elo de ligação e informação entre os profissionais de saúde e a comunidade.

Objetivos: Avaliar o nível geral de informação, compreensão e participação da comunidade sobre o trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Em específico, descrever os elementos da informação e participação dos comunitários diante do trabalho deste membro da saúde pública.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizada no bairro do Pau D’Arco em Santa Bárbara do Pará, a coleta de dados ocorreu entre fevereiro e julho de 2011, tendo contado com o número amostral de 90 famílias - quatro pessoas por unidade familiar, obedecendo aos critérios de serem maiores de 18 anos, menores de 60 anos e residentes na comunidade. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa-descritiva, aprovada pelo Comitê de Ética sob o nº 367855/10.

Resultados: Apontam que a comunidade tinha um baixo nível de informação e participação diante da existência e do trabalho dos ACS, pois pouco conhecia as visitas regulares realizadas por ele e nem sabia do trabalho que desenvolvia, desconhecendo, portanto, suas atribuições, competências, seu planejamento, programas e projetos de trabalho, e de que maneira seriam programadas e realizadas as visitas domiciliares; desconhecia ainda como o ACS era escolhido/contratado. Por outro lado, as orientações repassadas pelo ACS eram fragmentadas nas diferentes micros áreas; as orientações promovidas disseram respeito sobre vacina, higiene, atividade sexual, entre outras.

Conclusão ou Hipóteses: A comunidade precisa aumentar e aprimorar o nível de informação e clareza a respeito do trabalho do Agente Comunitário de Saúde, pois o desconhecimento das funções e atividades desempenhadas por esse profissional resulta, entre suas consequências, na não participação nos programas e respectivos benefícios possibilitados. Resulta, ao final, na ausência da promoção da saúde.


Palavras-chave


Agente Comunitario; Enfermagem; Conhecimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.