Grupo de adolescentes: vivências

Xiankarla de Brito Fernandes Pereira, Lorrainy da Cruz Solano, Kelianny Pinheiro Bezerra, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo


Introdução: A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Não se limita a uma etapa cronológica da vida podendo ser mais um processo vivido distintamente pelas pessoas em busca de autonomia e estabelecimento de um projeto de vida individual.

Objetivos: Expor as vivências com a formação de um grupo de adolescentes de uma equipe da Estratégia de Saúde Família do município de Mossoró-RN.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que tem como cenário a Unidade Básica de Saúde Dr José Holanda Cavalcante onde atua uma equipe da Estratégia Saúde da Família e tem 825 famílias cadastradas. As reuniões são quinzenais com a abertura do grupo no mês de agosto. Foram nove encontros com os temas: adolescer, álcool/drogas e o corpo masculino e feminino.

Resultados: O tema adolescer foi trabalhado em três encontros que expressaram a visão deles sobre adolescência como uma fase difícil, dos pais como um problema e da sociedade como “aborrecência”. Além disso, apontaram dificuldades como a falta de diálogo entre a família e os preconceitos na escola como obstáculos. O assunto álcool/drogas foi abordado em três encontros: uso de drogas lícitas e ilícitas, o exemplo dos pais para o consumo de álcool e a falta de diálogo na escola e com a família. Os encontros sobre o corpo masculino e feminino evidenciaram o desconhecimento por parte deles acerca do tema, como também a forma que eles aprendem com os pares sobrepondo-se ao conhecimento na escola e família.

Conclusão ou Hipóteses: Os encontros são excelentes espaços de construção de conhecimento que promovem a saúde dos adolescentes, mas faz-se necessário apoio da Secretaria Municipal de Saúde para subsidiar o trabalho da equipe. As vivências com o grupo propiciam um envolvimento de toda a equipe multiprofissional aproximando a mesma dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

 




Palavras-chave


Saúde da Família; Educação em Saúde; Promoção à Saúde

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.