Higiene e saúde: dinâmica entre estudantes de medicina e de ensino básico

Jocileide Sales Campos, Madson Sales de Sousa, Magna Munique Macêdo, Livia Rodrigues Brito Aguiar, Marcelo Veras Tavares

Resumo


Introdução: A utilização de creches para o cuidado das crianças de 4 a 7anos é crescente no Brasil, sendo uma conseqüência do processo de urbanização. Nessa faixa etária as crianças apresentam hábitos que facilitam a disseminação de doenças, como levar mãos e objetos à boca e contato interpessoal muito próximo. Portanto, torna-se importante a aprendizagem de hábitos simples que podem evitar diversas doenças.

Objetivos: Conhecer hábitos de higiene corporal das crianças de uma escola de ensino básico e melhorar o conhecimento especialmente sobre prevenção de carie dental e outras doenças como parasitoses intestinais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas duas atividades na escola B.E.I.J.O em outubro de 2012. Houve a participação de 18 crianças com idade entre 5 e 10 anos. A primeira foi uma explicação sobre a escovação bucal e as possíveis patologias relacionadas à má escovação. Foi usada uma prótese dentária gigante e distribuídos kits do Dr.Dentuço, por ação em parceria, contendo escova, pasta e uma cartilha explicativa. Já na segunda dinâmica, utilizou-se tinta e vendas oculares, com a finalidade de ensinar a lavar as mãos de uma forma correta. Essas atividades permitiram conhecer o modo como às crianças se cuidavam e, portanto, refazer a atividade de forma orientada. No final, foi explicada a importância desses hábitos.

Resultados: Apesar da maioria dessas crianças terem algum conhecimento sobre higienizações bucal e das mãos, faltavam-lhes detalhes, como a escovação da língua, a lavagem dos espaços entre os dedos e das unhas. Contudo, foram explicados após serem analisados os erros durante as dinâmicas. Além disso, essa experiência trouxe para as crianças a capacidade de se organizarem durante uma atividade através da formação de filas, esperando o momento certo de participar das dinâmicas. Outra relevância foi a presença das professoras da escola durante a execução das dinâmicas, pois essas, por terem o contato direto com as crianças, podem continuar a educá-las sobre a prevenção e promoção de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O conhecimento prévio sobre higiene e saúde entre as crianças foi surpreendente, embora tenha sido notada a necessidade de correção de práticas para que adotem hábitos de higiene adequadamente. As crianças demonstraram serem as principais “inspetoras” das famílias, como elas mencionaram, cobrando dos pais os devidos cuidados com a higiene e saúde, sendo elas, portanto, chave para melhorar a saúde.






Palavras-chave


Parasitoses Intestinais; Cárie Dental; Higiene

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.