Grupo de gestante: relato de experiência

Xiankarla de Brito Fernandes Pereira, Lorrainy da Cruz Solano, Kelianny Pinheiro Bezerra

Resumo


Introdução: A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Um dos caminhos a serem seguidos é permitir que as informações sobre as diferentes vivências devam ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde.

Objetivos: Relatar a experiência com formação de grupo de gestantes de uma equipe da Estratégia Saúde da Família do município de Mossoró-RN.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que tem como cenário a Unidade Básica de Saúde Dr José Holanda Cavalcante onde atua uma equipe da Estratégia Saúde da Família e tem 825 famílias cadastradas e atualmente acompanha 21 gestantes. O período analisado foi de setembro a dezembro de 2012. Foram realizados quatro encontros que tiveram como método de organização: iniciar com dinâmica de integração para socializar os participantes, seguido de roda de conversa a partir do tema gerador do encontro, entrega de brindes e lanche coletivo.

Resultados: Os temas trabalhados foram a importância do pré-natal, parto normal e cesariana, pós-parto e aleitamento materno. A participação oscilou entre duas e cinco gestantes por encontro, com um familiar presente. Os encontros são espaços de troca de conhecimentos e vivências importantes para garantir um pré-natal de qualidade e humanizado. Além disso, aproximaram a equipe multiprofissional e as gestantes, fortalecendo a longitudinalidade do cuidado. Chama a atenção a baixa participação das gestantes e familiares das reuniões. Ao serem questionadas sobre os motivos das ausências, as mesmas alegam não terem tempo, sono, esquecimento e trabalho.

Conclusão ou Hipóteses: É preciso dar continuidade à estratégia, que demonstra ser válida na implementação dos preceitos da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde, bem como da política de atenção integral a saúde da mulher.

 



Palavras-chave


Saúde da Família; Educação em Saúde; Promoção à Saúde

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.