Fortalecendo a redução de danos na Atenção Primária

Renata Correa de Barros

Resumo


Introdução: A redução de danos chegou a ser identificada apenas como prática de trocas de seringas, progressivamente passou a ser vista pela essência de seus princípios: o respeito aos usuários de drogas, sua demanda e seu tempo. O CMS Manoel José Ferreira / ESF Catete se localiza na zona sul do município do Rio de Janeiro e conta com 5 equipes de saúde da família que atuam em territórios muito distintos.

Objetivos: O Projeto tem por objetivo criar ações permanentes de redução de danos no CMS Manoel José Ferreira.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A CAP 2.1 juntamente com a OSS Viva Rio promovem cursos de redução de danos para os profissionais que atuam na ESF. Foi definido um Grupo de Trabalho para sua execução de um lano de ação para unidade. Este GT, promoveu uma reunião com outras duas unidades de saúde que já atuam com redução de danos para troca de experiências. Foi apresentado as equipes de saúde da família em reunião geral, o plano de ação de implementação das ações e o relato de experiências das outras unidades de saúde. O projeto será desenvolvido com o apoio técnico de apoiadores especializados da CAP, OSS e profissionais de saúde mental do CMS Manoel José Ferreira.

Resultados: Atingir usuários cadastrados na ESF Catete do CMS Manoel José Ferreira que necessitem de ações de redução de danos. É esperado também, o acesso a Atenção Primária a estes usuários que muitas vezes são rotulados e impedidos de ter direito à saúde.

Conclusão ou Hipóteses: As estratégias de redução de danos permite diálogo maior com diferentes instâncias, incentivando o debate sobre as drogas pautado pela ética, pelo respeito à subjetividade, entre outros. Espera-se portanto, aumentar o vínculo com os usuários de drogas do território adscrito através de ações específicas destinadas a este público.





Palavras-chave


Redução de Danos; Atenção Primária

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.