Uso de tabaco entre estudantes no município de Melgaço, Pará

Liviane Lima Nogueira, José Renato do Vale Ladislau, Ronald dos Santos Fonseca, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: O tabaco é uma droga lícita largamente utilizada em todo o mundo. Atualmente, o tabagismo é a principal causa de enfermidades evitáveis e de mortes prematuras. Entre 33 e 50% dos adolescentes que experimentaram o tabaco tornaram-se consumidores regulares. Além disso, aproximadamente 90% dos adultos fumantes adquiriram o vício na adolescência.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo regular de cigarros entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Melgaço, Estado do Pará, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Melgaço (agosto a novembro de 2011), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de usar tabaco dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 935 EEM em Melgaço, 921 (98,5%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-29 anos (±5,13), sendo detectada predominância do sexo feminino (60,37%). A prevalência de experimentação e uso regular de tabaco foi de 24,65% e 6,95%, respectivamente. A faixa etária que ocorreu o 1o fumo foi de 9-21 anos e 7-17 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. Entre os EEM fumantes, 71,88% fumam até cinco cigarros/dia. Os fatores associados ao consumo regular de cigarros foram: sexo masculino, repetência escolar, trabalhar esporadicamente; não participação dos pais na vida escolar; pais fumantes; amigos fumantes; a maioria dos amigos fumantes.

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM fumantes no município de Melgaço ainda é relativamente baixa, sendo que o uso de tabaco inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos.

 


Palavras-chave


Tabaco; Melgaço; Epidemiologia

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.