Uso de drogas ilícitas entre estudantes no município de Bagre, Pará

Alexsander da Silva Martins, Liliane Gonçalves de Araújo, André Luiz Sozinho de Matos, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: O uso de drogas ilícitas (DI) constitui um importante problema de saúde pública mundial, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos. O uso de DI percorre diferentes países, contextos geográficos e culturais, classes sociais e faixas etárias; provoca prejuízos pessoais, familiares e sociais, assim como retroalimenta a violência urbana, familiar e interpessoal.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo de DI entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Bagre, Estado do Pará, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Bagre (fevereiro a junho de 2012), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de usar drogas ilícitas dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 475 EEM em Bagre, 454 (95,58%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-31 anos (±7,32), sendo detectada predominância do sexo feminino (55,73%). A prevalência de experimentação e uso de DI foi de 11,67% e 7,71%, respectivamente. A idade que ocorreu o 1o uso foi de 9-21 anos e 8-18 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. O grupo de EEM consumidores utiliza maconha (65,46%), pasta de cocaína (7,31%) e maconha + pasta de cocaína (27,23%). Os fatores associados ao consumo de DI foram: repetência escolar, consumo frequente de drogas lícitas, pais consomem droga lícita e/ou ilícita e amigos/familiares consomem droga lícita e/ou ilícita.

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM consumidores de DI em Bagre é moderada. Além disso, o uso de DI inicia precocemente com drogas ilícitas já reportadas na literatura




Palavras-chave


Drogas Ilícitas; Epidemiologia; Bagre

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.