Uso de cigarros entre estudantes no município de Curralinho, Marajó, Pará

Gláucia Galúcio Santana, Suelane Cristina Tavares da Costa, André Luiz Sozinho de Matos, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: O uso de cigarros tornou-se um importante problema de saúde. O tabagismo ocasiona transtornos mentais, comportamentais e fisiológicos, inclusive podendo levar à morte. A idade escolar é um momento oportuno para a realização de ações de controle do tabagismo, a maioria dos fumantes começa a usar tabaco nessa etapa da vida.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo regular de cigarros entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Curralinho, Marajó, Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio do município de Curralinho (fevereiro a junho de 2012), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao uso de cigarros entre estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 2.115 EEM em Afuá, 2.016 (95,32%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-31 anos (±4,33), sendo detectada predominância do sexo feminino (58,18%). A prevalência de experimentação e consumo regular de cigarros foi de 21,63% e 7,84%, respectivamente. A faixa etária que ocorreu o 1o fumo foi de 9-22 anos e 7-14 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. Entre os EEM fumantes, 75,36% fumam até cinco cigarros/dia. Os fatores associados ao consumo regular de cigarros foram: sexo masculino, repetência escolar, trabalhar esporadicamente; pais fumantes; amigos fumantes; a maioria dos amigos fumantes.

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM fumantes no município de Curralinho é relativamente moderada, sendo que o consumo de cigarros inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos






Palavras-chave


Epidemiologia; Curralinho; Cigarros

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.