Uso de cigarros entre estudantes no município de Afuá, Arquipélago do Marajó

Suelane Cristina Tavares da Costa, Gláucia Galúcio Santana, Alexsander da Silva Martins, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: Mundialmente, o tabagismo é um importante problema de saúde pública. O tabagismo pertence ao grupo de transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. A idade escolar é um momento oportuno para a realização de ações de controle do tabagismo, a maioria dos fumantes começa a usar tabaco nessa fase da vida.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo regular de cigarros entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Afuá, Arquipélago do Marajó, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Afuá (agosto a novembro de 2011), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao uso de cigarros dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 873 EEM em Afuá, 808 (92,55%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-37 anos (±4,33), sendo detectada predominância do sexo feminino (56,46%). A prevalência de experimentação e consumo regular de cigarros foi de 18,21% e 5,68%, respectivamente. A faixa etária que ocorreu o 1o fumo foi de 8-23 anos e 6-18 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. Entre os EEM fumantes, 69,83% fumam até cinco cigarros/dia. Os fatores associados ao consumo regular de cigarros foram: sexo masculino, repetência escolar, trabalhar esporadicamente; não participação dos pais na vida escolar; pais fumantes; amigos fumantes; a maioria dos amigos fumantes.

Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM fumantes no município de Afuá ainda é relativamente baixa, sendo que o consumo de cigarros inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos.




Palavras-chave


Afuá; Tabagismo; Epidemiologia

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.