Uso de bebidas alcoólicas entre estudantes no município de Bagre, Pará

Liliane Gonçalves de Araújo, André Luiz Sozinho de Matos, Alexsander da Silva Martins, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: Atualmente, o uso de álcool é um dos principais problemas de saúde pública, responsável por parcela significativa dos óbitos evitáveis. Atenção especial tem sido destinada ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes e aos episódios de ingestão excessiva. Estima-se que 6 a 15% da população que demanda cuidados primários de saúde fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Bagre, Estado do Pará, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Bagre (fevereiro a junho de 2012), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de ingestão alcoólica dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 475 EEM em Bagre, 454 (95,58%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-31 anos (±7,32), sendo detectada predominância do sexo feminino (55,73%). A prevalência de experimentação e uso regular de álcool foi de 50,22% e 32,82%, respectivamente. O 1o uso de álcool ocorreu entre 13-20 anos (±4,62) e 7-13 anos (±3,36) em experimentadores e consumidores, respectivamente. A cerveja (74,59%) foi a bebida alcoólica mais consumida entre EEM. Os fatores associados ao uso regular de álcool foram: estudar no turno da noite, repetência escolar, pais não conversam sobre uso de álcool, pais usam álcool, amigos usam álcool e a maioria dos amigos usam.

Conclusão ou Hipóteses: Em suma, a prevalência de EEM usuários de álcool no município de Bagre é moderada, sendo que o consumo inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos afetando a vida escolar






Palavras-chave


Bagre; Epidemiologia; Álcool

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.