Exames preconizados para prevenção de câncer em saúde da mulher

Flávia dos Santos Gameleira

Resumo


Introdução: Os cânceres de colo de útero e de mama são os de maior prevalência em Saúde da Mulher. São, também, doenças curáveis quando diagnosticadas oportunamente por meio de rastreamento adequado. A finalidade da Estratégia Saúde da Família, como Atenção Primária em saúde, indica que a consulta médica deve ser a oportunidade de realizar a captação da mulher para o rastreamento desses cânceres.

Objetivos: Analisar a produção de conhecimento sobre recomendações de rastreamento de câncer de mama e câncer de colo de útero a fim de contribuir para melhoria das práticas na Estratégia Saúde da Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se revisão bibliográfica integrativa, em caráter retrospectivo, utilizando-se a base de dados do SciELO, através do sítio eletrônico: http://www.scielo.org. A amostragem foi do tipo não probabilística, de conveniência, constituída por publicações nacionais e internacionais indexadas sobre a temática. Foram critérios de inclusão aplicabilidade, possibilidade de rastreamento populacional de baixo custo e acesso viável aos gestores. Adotaram-se como critérios de exclusão tecnologias de alto custo e de difícil acesso para rastreamento em larga escala e em desacordo com a realidade da Estratégia Saúde da Família.

Resultados: Este estudo mostrou que há recomendações efetivas a serem adotadas, devendo haver realização rotineira de exames, maior envolvimento da equipe e criação de vínculos com as mulheres da comunidade. A diminuição da mortalidade está relacionada às medidas de rastreamento. A Estratégia Saúde da Família tem papel fundamental na educação em saúde, buscando integralidade de ações. Mostra que o importante é que as ações de saúde tenham como referência os interesses dos usuários em suas realidades, que não são fragmentadas, mas sim resultantes de um mesmo encadeamento de determinantes sociais, políticos, culturais, ambientais, entre outros.

Conclusão ou Hipóteses: Concluiu-se que as orientações do Ministério da Saúde mostram-se adequadas em termos de efetividade para a realidade do Brasil, desde que o programa seja implantado adequadamente. Tais orientações podem ser aplicadas por meio de um bom trabalho de equipe, usando o sistema de busca ativa das pacientes e seguindo as recomendações apresentadas ao longo do trabalho.




Palavras-chave


Rastreamento; Câncer de Mama; Câncer de Colo de Útero

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.