Risco cardiovascular:perfil epidemiológico dos cadastrados na Estratégia Saúde da Família Belém - PA

Angélica Cristina Ortiz Elmescany, Elaine Cristina Silva dos Reis, Cássia Maria da Silva Moraes Néco

Resumo


Introdução: As doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% do total de mortes no Brasil. E consideradas como epidemias progressivas na população atingida por estressores sociais da vida moderna. As doenças cardiovasculares representam um grande problema de saúde pública e a partir dessa realidade, a CASSI tem investido na atenção integral através da Estratégia Saúde da Família (ESF) no país.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo descrever e estimar a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares (RCV) dos participantes alvos, vinculados a ESF da CASSI Belém/PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: É uma análise descritiva dos resultados do RCV. A estratificação foi determinada a partir da definição de população alvo, com referência nos parâmetros: População cadastrada na ESF >= 40 anos ou que apresentam hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade; dados do cadastramento (antecedentes familiares de doenças, tabagismo, etilismo, doenças referidas); sexo; faixa etária; registro diagnóstico de patologias crônico-degenerativas relacionadas à elevação do RCV coletadas do PEP. Definindo-se então o risco em: baixo, médio, alto e muito alto. São 2145 participantes para avaliação do RCV. Sendo calculados 1.291 riscos cardiovasculares, no ano de 2012.

Resultados: A CASSI Belém/PA conta com um total de 3.704 cadastrados na ESF distribuídos em 3 equipes. Foram estratificados os riscos de 1.291 participantes, sendo 686 mulheres e 605 homens. Onde encontramos a distribuição do risco da seguinte forma: 22,62%, baixo; 49,34%, médio; 23,78%, alto e 4,26% muito alto.

A faixa etária dos participantes distribui-se da seguinte forma: 9,14%, menor de 40 anos; 24,48%, entre 40 e 49 anos; 31,29%, 50 a 59 anos; 18,36%, 60 a 69 anos e 16,37%, maior de 70 anos.

A população que apresenta pelo menos um dos problemas corresponde: 19,58% com obesidade; 12,58%, diabetes mellitus; 36,07%, dislipidemia e 31,76%, hipertensão arterial.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que o conhecimento do perfil epidemiológico dos participantes, segundo a estratificação do RCV, é essencial para o estabelecimento de um conjunto de medidas educativas e preventivas que possam minimizar possíveis agravos e elevar a qualidade de vida destes participantes, assim como otimizar a utilização dos recursos de saúde ofertados pela CASSI.





Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.