Relatório de territorialização da microárea 4 do PSF Palmeira do Açaí

Larissa da Silva Costa Souza, Marcelle Nascimento da Silva, Samuel Chaves Gomes, Karen Larissa Lucena de Moraes, Lorena Faiz Storch Kuster

Resumo


Introdução: A análise social do território deve contribuir para construir identidades;revelar subjetividades;coletar informações;identificar problemas,necessidades e positividades dos lugares;tomar decisão e definir estratégias de ação nas múltiplas dimensões do processo de saúde-doença-cuidado.

Objetivos: Descrever as condições Sanitárias no que se refere ao tratamento e abastecimento de água e destino de esgoto domiciliar, na Microárea 4 do PSF Assoc. Palmeira do Açaí, em Águas Lindas/ Ananindeua-PA. Identificar tais condições e relacionar com a prevalência de endoparasitoses na referida área.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O método quantitativo foi escolhido por se enquadrar melhor às expectativas da pesquisa, por ser capaz de analisar as interações práticas do cotidiano com o desenvolvimento de enfermidades tipicamente locais.A coleta de dados foi feita por levantamento de informações acerca da população, através da análise das Fichas A e de informações registradas no SIAB. Fez-se necessário, também, a análise dos prontuários e do resultado dos exames parasitot´gicos de fezes encontrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) de águas Lindas, e organizados no Programa Microsoft Excel 2007 para análise e discussão.

Resultados: No período estudado a referida Microárea é formada de 102 famílias, totalizando 453 pessoas sendo 293 pessoas > 15 anos e 160 pessoas ≤ 15 anos. Apenas 0,9% das famílias possuem rede de esgoto; em 2,9% a água não é tratada; 66,6% utilizam água de poços ou nascentes, 68,6% utilizam fossa e 19,6% destinam esgoto a céu aberto. Dos 453 prontuários, obteve-se um percentual de parasitoses intestinais de 32,4% totalizando 172 resultados positivos, onde 72,67% possuem ≤ 15 anos; 37,96% possuem > 15 anos. Quanto a distribuição total de parasitoses intestinais nos prontuários estudados, merecem destaque G. lamblia nas pessoas > de 15 anos (48,93%) e A. lumbricóides nas pessoas com ≤ 15 anos (41,6%).

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se, portanto, dentro da referida Microárea 4 que as condiões de Saneamento Básico são precárias e envolve a falta de serviços de tratamento e abastecimento público de água e coleta de resíduos com rede geral de esgotamento sanitário, e dessa forma cria um ambiente cda vez mais poluído e incompatível com a manutenção da qualidade de vida de sua população.




Palavras-chave


Territorialização; Endoparasitoses; Pará

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.