Estratégias para a prevenção da deficiência de vitamina a em crianças

Nalu de Moraes Ribeiro, Emanuele de Jesus Silva de Lima, Leila do Socorro Santos Duarte, Helen Kathia de Souza Alves, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: A vitamina A é essencial para a saúde, sobretudo para a visão e o crescimento das crianças. Embora a Região Norte possua uma grande variedade de fontes naturais desta vitamina, ainda há muitos casos de deficiência por vitamina A em crianças, tornando-se necessário sua suplementação, assim como promover o incentivo do consumo de alimentos regionais ricos em vitamina A pela população.

Objetivos: Realizar orientações sobre a importância da vitamina A para a saúde da criança às mães da comunidade, capacitar os agentes comunitários de saúde e administrar a vitamina A em crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As atividades foram realizadas na Estratégia Saúde da Família Cristo Rei, localizada no município de Ananindeua, Pará no período de outubro/2012 por acadêmicas integrantes do grupo PET-SAÚDE UFPA/ANANINDEUA, através de ações educativas sobre a vitamina A para as mães e responsáveis, capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e administração de cápsulas de vitamina A em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, fornecidas pelo Ministério da Saúde(MS).

Resultados: Foram realizadas três atividades, com a participação de 36 mães, administração de vitamina A em 39 crianças e capacitação de 6 ACS. Na primeira atividade os ACS foram capacitados sobre a importância da vitamina A, o programa de suplementação de vitamina A do MS e sobre os alimentos regionais ricos em vitamina A. Na segunda atividade foram realizadas orientações às mães da comunidade sobre a vitamina A e sua importância, sendo ao final oferecido aos participantes degustações de frutas regionais fontes de vitamina A, como forma de incentivar o consumo pela família. Na terceira atividade foram administradas as cápsulas de vitamina A.

Conclusão ou Hipóteses: Observou-se que os participantes apresentavam dúvidas em relação às fontes da vitamina, modo de preparo de alimentos fontes e o desconhecimento da importância da vitamina A para o desenvolvimento das crianças. As Ações repercutiram positivamente e foram importantes para contribuir com a prevenção da deficiência de vitamina A em crianças na comunidade local.




Palavras-chave


Vitamina A; Prevenção; Saúde das Crianças

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.