Um cuidar para quem cuida das pessoas em situação de rua

Rhavana Pilz Canonico, Marta Regina Marques Lodi, Artur Castilhano

Resumo


Introdução: Em 2012, o Bom Parto, parceiro da prefeitura de São Paulo, responsável pelo trabalho com as equipes de ESF Especial para população em situação de rua, firmou uma parceria com o Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), uma ONG que trabalha com a psicanálise atendendo a comunidade e Instituições. Isso surgiu da necessidade dos profissionais em expressar angústias do cotidiano do trabalho.

Objetivos: Por meio de encontros bimestrais, propor espaços de reflexões sobre suas angústias, ações e comportamentos no trabalho, seja com os usuários atendidos ou com as equipes onde atuam.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Em 2012, no 2º semestre, houve 1 momento com todos os profissionais da equipes: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Os profissionais do CEP por meio de suas técnicas estimularam os trabalhadores da ESF Especial a expressarem seus sentimentos e angústias sobre o trabalho com a população em situação de rua. No ano de 2013, a proposta é que os agentes comunitários e os auxiliares de enfermagem participem desses encontros bimestralmente.

Resultados: Os profissionais avaliaram o encontro como sendo uma necessidade contínua de compartilhar angústias e sentimentos de impotência. A população atendida demanda bastante dos profissionais pois possui quebras nos vínculos familiares e deposita nas equipes todas suas expectativas de mudanças. Para os agentes comunitários de saúde que já vivenciaram a situação de rua e tiveram esse aspecto como critério para serem contratados foi uma oportunidade para desabafarem sem serem julgados, pois tratou-se de um momento para isso.

Conclusão ou Hipóteses: A necessidade de novos encontros despertou no Parceiro, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, a importância do cuidar do cuidador. Tendo em vista esse contexto, em 2013, a parceria permaneceu e os encontros serão mais frequentes, entretanto os funcionários que participarão desses encontros serão os auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, linha de frente das equipes.





Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Saúde da Família; População de Rua.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.