Trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: uma revisão sistemática

Isabela Bastos Jácome de Souza, Débora de Fátima Mendonça Santos, Líndia Kalliana da Costa Araújo Alves Carvalho, Priscila Veras Santos, Fabricio Ibiapina Tapety

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família tem adotado uma nova postura profissional no intuito de melhorar o atendimento de forma integral à família. Entretanto a influência das condições de trabalho nas atividades dos enfermeiros ressaltam as dificuldades e possibilidades quanto ao seu desenvolvimento.

Objetivos: Levantar estudos sobre a prática do trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva, exploratória e sistematizada, baseada na consulta de artigos realizada na base de dados Scielo, a partir dos descritores: enfermagem; saúde da família; papel do profissional de enfermagem.

Resultados: Foram encontrados 8.405 artigos científicos, publicados no período de 2007 a 2012 no idioma português, em periódicos nacionais. Após seleção sistematizada, foram identificados, dentro dos critérios, apenas 05 artigos. Os resultados identificaram algumas práticas do trabalho realizadas com indivíduos na comunidade e no domicílio, com a necessidade de melhorias nos aspectos da efetivação das propostas da Estratégia Saúde da Família.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho do enfermeiro necessita de adequações para as atividades existentes e cuidados na efetivação da Estratégia Saúde da Família. O foco das atividades e área de atuação dos profissionais é baseado nos valores de direito a saúde e acesso a integralidade. Isso evidencia a necessidade de um investimento por parte dos gestores para capacitar os enfermeiros para uma melhor atuação.

 




Palavras-chave


Enfermagem; Saúde da família; Papel do Profissional de Enfermagem.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.