Significados da participação nos conselhos locais de saúde

Jucylleyde Macedo Lopes dos Santos

Resumo


Introdução: Os movimentos sociais, no processo histórico de suas lutas, conquistaram o SUS e colocaram o pilar da atuação comunitária. Os conselhos de saúde são atores coletivos fundamentais à participação e intervenção no SUS, comunidade e na atuação na política. Os CLS (conselhos locais de saúde) são elos comunidades-unidades básicas de Saúde da Família significados diversos para os/as conselheiros/as.

Objetivos: A pesquisa visou a compreender os sentidos da participação dos conselheiros no Conselho Local de Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: É uma investigação qualitativa com o instrumental do Discurso do Sujeito Coletivo. Entrevistaram-se 12 conselheiros locais de saúde da região sul de Campo Grande (MS). As entrevistas ocorreram a partir de questões geradoras. Foi possível organizar e analisar em quatro eixos.

Resultados: Eixo-1 O CLS intervém nas problemáticas de saúde: o CLS teve proposições atendidas e não-atendidas pela gestão. Eixo-2 O CLS intervém na gestão: O conselho apoia a gestão; o conselho influencia, aponta caminhos e pressiona a gestão. Eixo-3 A participação no CLS é prazerosa: participar do conselho proporciona conhecimento sobre o SUS e sobre os problemas da comunidade; o conselho proporciona sociabilidade; o/a conselheiro/a sente-se participante das conquistas para a comunidade. Eixo-4 A participação traz frustrações: os/as conselheiros/as sentem-se frustrados/as quando as solicitações não são respondidas; o/a conselheiro/a trabalhador/a se sente desmotivado/a por não ser valorizado/a.

Conclusão ou Hipóteses: O CLS é propositor de demandas à gestão da Unidade Básica de Saúde e participa dos processos de mudanças que podem ou não ocorrer. O CLS tem o papel de apoiador da gestão local diante dos demais níveis de gestão do Sistema. Atuar no CLS tem significados: controle da política de saúde, sobretudo sentimentos de prazer e frustração como ser social comunitário, cidadão/ã, conselheiro/a.






Palavras-chave


Conselhos de Saúde; Significados da Participação no SUS; Prazer e Frustração de Conselheiros de Saúde.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.