Rastreamento do câncer do colo de útero: avaliação do serviço no Amapá

Jaiany Alencar Rolim Gualberto, Daniela Pinheiro, Isabel Mendes Gonçalves, Karina Barreto Farias, Luciane Mayara Amoras

Resumo


Introdução: O câncer do colo de útero constitui um sério problema de saúde pública. Para o seu controle tem-se a detecção precoce por meio do exame citopatológico; a garantia do tratamento adequado da doença e de suas lesões precursoras em 100% dos casos; e o monitoramento da qualidade do atendimento à mulher, nas diferentes etapas do programa.

Objetivos: Avaliar o serviço de rastreamento do câncer do colo de útero oferecido para a população feminina no Estado do Amapá, principalmente para as faixas etárias de 24 a 64 anos que são preconizadas pelo programa, por serem consideradas grupo de risco.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tratou-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa; sua primeira etapa consistiu em coletar no ano de 2012 no sistema de monitoramento nacional de rastreamento do câncer do colo de útero SISCOLO o fluxo de coletas realizado em todo Estado, o número de lâminas lidas,o quantitativo das lâminas satisfatórias e insatisfatórias, os resultados normais e alterados e o acompanhamento por parte da equipe às mulheres cujos exames citopatológicos apresentaram alterações em seus resultados. A segunda etapa foi a realização de entrevista aberta com a gerência da coordenação estadual do programa para saber como estava se desenvolvendo o trabalho da equipe.

Resultados: A consulta realizada no sistema demonstrou que no ano de 2012 não foi feito nenhum registro no SISCOLO nas categorias elencadas. A segunda etapa prosseguiu com a realização da entrevista com a gerência da coordenação, que informou que no mesmo ano não foram lidas as lâminas coletadas pelas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado devido a este serviço ser terceirizado. O laboratório que atuava teve o término do contrato em 2011 e desde então o serviço encontra-se paralisado, por não terem concluído o processo de licitação para eleger uma nova prestadora de serviço, haja vista que o estado não possui sua própria estrutura laboratorial necessária para exames citopatológicos.

Conclusão ou Hipóteses: O Amapá precisa ter o comprometimento em aplicar as ações preconizadas pelo programa, principalmente à garantia do acesso ao diagnóstico precoce e continuidade da assistência às mulheres diagnosticadas. O fortalecimento e organização dessas ações podem ser significativos para redução da incidência, já que se sabe que a efetivação de fato das recomendações do programa tem bons resultados.

 


Palavras-chave


Câncer do Colo de Útero; Amapá; Rastreamento.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.