Quantificação da resolutividade e categorização dos encaminhamentos do MFC

Laryssa D. de Campos, Luiz Felipe Fabi

Resumo


Introdução: Baseado no atributo essencial da APS de integralidade, verifica-se a importância de um instrumento que analise quanto o profissional médico consegue ser resolutivo e dispor de uma ação integral. Pode-se imaginar como a APS pode contribuir ou não para um melhor referenciamento, ser mais resolutiva, reduzir as demandas e reservar recursos públicos para procedimentos realmente necessários.

Objetivos: Quantificar a resolutividade e categorizar os encaminhamentos do atendimento do Médico de Família e Comunidade (MFC).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Criou-se uma modificação da ficha D (de produção) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo com inclusão de um código (de duas ou três letras) para cada tipo de especialidade focal a ser preenchida no campo “Atendimento Especializado” desta em vez da marcação (“x”) usual e a inserção de um novo campo para a Classificação Internacional de Doenças, versão 10 (CID10) .

Os dados obtidos foram tabulados e avaliados em planilha de Excel através de fórmulas e gráficos que mensuraram a resolutividade do MFC e o tipo de encaminhamento por patologia.

Resultados: Verificou-se de um total de 445 consultas mensais uma resolutividade de 90,79%. Houve 41 referenciamentos sendo as três principais especialidades focais a Oftalmologia, a Cirurgia Ambulatorial e a Ortopedia Ambulatorial, numa proporção de 32, 12 e 12% respectivamente.

Observou-se que a maioria das patologias referenciadas para estes profissionais foram déficits de refrações, retirada de pequenos lipomas e Sd. do Manguito Rotador, respectivamente.

Conclusão ou Hipóteses: Ser resolutivo na APS está ligado não só ao recurso instrumental e ao conhecimento técnico dos profissionais mas também à ação acolhedora e ao vínculo com o usuário. Esse instrumento tem o objetivo de avaliar possíveis déficits, como a falta de capacitação ou de recursos, para determinar como agir, seja por meio de uma capacitação profissional, uma educação continuada ou aquisição de recursos.




Palavras-chave


Resolutividade; Integralidade; Produção.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.