Promoção da atividade física na comunidade: entre modelos e teorias

Monique Alves Padilha

Resumo


Introdução: A OMS revelou em relatório publicado em 2009 os 10 principais fatores de riscos responsáveis por 33% das mortes no mundo, entre eles encontramos a inatividade física e a obesidade. A transição demográfica aponta para o envelhecimento da população, e entre as estratégias utilizadas para promover saúde e prevenir principalmente as DCNT está a atividade física voltado para comunidade.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é descrever experiências existentes no município do Rio de Janeiro das modalidades de intervenção de atividade física na comunidade: academias públicas presente em praças, praias e unidades de saúde por meio da identificação das mesmas em artigos, teses e registros.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Existem 3 “modalidades” de programas de atividade física voltado para comunidade: Academia da Terceira Idade (ATI)- Secretaria de Envelhecimento saudável e Qualidade de Vida (SESQV); Academia Carioca da Saúde (ACAS)- Secretaria Municipal de Saúde, localizado junto às unidades de saúde; Academias ao Ar Livre- Secretaria de Esporte e à Lei de Incentivo.

Resultados: O ATI iniciou em 2009 e conta hoje com 120 instalações em praças e parques, os aparelhos de musculação são funcionais e espelhados na experiência de Maringá/PR, que por sua vez se inspirou em uma experiência chinesa. Já a ACAS, tem alvo principal pessoas que convivem com alguma DCNT como HAS e DM. Além dos aparelhos funcionais a ACAS oferece matriciamento das equipes, entre outras atividades que estimulam a participação social. Por fim, o incentivo fiscal presente nas academias ao ar livre, induz o desenvolvimento do esporte voltado para a sociedade por meio de instituições privadas, e estes diversos projetos são aprovados pelo Ministério do Esporte.

Conclusão ou Hipóteses: As diversas formas de incentivo e estímulo à atividade física no município do Rio de Janeiro reflete parte da diversidade das intervenções voltadas para comunidade em todo país, e tem apresentado resultados positivos na vida de milhares de pessoas beneficiadas pelos projetos.

 




Palavras-chave


Educação Física; Promoção da Saúde; Políticas Públicas.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.