Sistema de educação permanente: a importância da tecnologia para estruturação de processos

Mariane Ceron, Luiz Tadeu Jorge, Ramiro Anthero Azevedo, Alexandre Felipe Malavasi, Marcos Fabiano Bicalho

Resumo


Introdução: O Sistema de Educação Permanente é uma estratégia de eficácia técnica e administrativa para área de Educação Permanente. Elaborado e desenvolvido na parceria entre Gerência de Tecnologia e Informação (TI) e Diretoria de EP na SPDM/PAIS, tal ferramenta possibilita inserir cursos, trienamentos e atividades, viabilizando acompanhamento e monitoramento de processos de forma rápida e integrada.

Objetivos: Apresentar o impacto do Sistema de EP em: acompanhamento/monitoramento do desenvolvimento de profissionais, gerenciamento integrado de ações em tempo real/a distância, compartilhamento virtual de processos em equipe, emissão de divulgação/relatórios/ certificados/provas/metas/indicadores.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A elaboração e implantação do Sistema de Educação Permanente é resultado da integração dos saberes da área de TI e EP. Os processos técnico administrativos da EP foram traduzidos em ferramentas gerenciais virtuais estratégicas dentro da linguagem da tecnologia e informação. O Sistema maximiza a eficiência dos processos de trabalho. Os dispositivos técnico virtuais traduziram os processos já existentes de forma automatizada e organizada, superando os modelos gerenciais pré existentes, possibilitando a organização de sistemáticas de trabalho, padrões operacionais e automatização de processos administrativos e ampliação do monitoramento e acompanhamento de metas e indicadores.

Resultados: O Sistema de Educação Permanente disponibiliza um leque de ferramentas gerenciais que aumentou a eficiência e eficácia dos processos de trabalho da equipe de Educação Permanente de forma sem precedentes: organizando processos, integrando ações e informações, e agilizando processos, gerando economia de tempo de trabalho, papéis e logística. Não existem precedentes de organização na área que tenha obtido resultados tão contundentes no nível gerencial.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que a parceria entre a equipe de Educação Permanente e Tecnologia da Informação, a qual possibilitou a criação e implantação do Sistema de Educação Permanente, resulta na amplição da qualidade e eficiência técnico administrativa da área.


Palavras-chave


Sistema de Educação Permanente; Informatização de Processos; Gerenciamento

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.