Programa de suplementação de vitamina a informada por evidência científica

Nathan Mendes Souza, Gisele Ane Bortolini, Janine Giuberti Coutinho, Marina Santos Natividade Alves, Patrícia Constante Jaime

Resumo


Introdução: Suplementação de vitamina A em crianças com hipovitaminose A reduz a taxa de mortalidade infantil em 23% e de cegueira noturna em 70%. Desde 2005, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A provê megadose da vitamina para crianças (6 a 59 meses) e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde. Novas revisões sistemáticas e transição nutricional fomentam a necessidade de revisão do programa.

Objetivos: Descrever as estratégias da Rede Brasileira de Políticas Informadas por Evidência (EVIPNet Brasil) para informar a revisão do atual programa de suplementação de vitamina A visando otimizar sua eficiência e custo-efetividade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A EVIPNet Brasil utiliza quatro estratégias principais para promover a disseminação e uso da evidência científica na formulação de políticas e tomada de decisão no âmbito da gestão pública em saúde: 1) promoção da cultura e clima favorável à produção e uso de evidência científica; 2) capacitação para o uso de ferramentas para o uso dos resultados de pesquisas científicas; 3) produção de policy briefs (PB) e realização de diálogos deliberativos (DD) e 4) intercâmbio entre gestão, academia e sociedade civil.

Resultados: A EVIPNet Brasil conduziu em dezembro de 2012 uma oficina focando o problema da deficiência de vitamina A em crianças e mulheres brasileiras. Gestores e pesquisadores experts em nutrição/micronutrientes do Ministério da Saúde, escritório brasileiro da Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial da Saúde tiveram 32h de capacitação na ferramenta SUPPORT, esboçaram um PB e simularam um DD sobre prevenção e controle da hipovitaminose A. Tais produtos serão finalizados em 2013 com o apoio da EVIPNet Brasil. Participantes avaliaram bem a oficina reforçando a compreensão do papel das evidências na definição do problema, das opções de enfrentamento e implementação.

Conclusão ou Hipóteses: A colaboração entre gestores e pesquisadores via oficina de capacitação em políticas informadas por evidência, produção de PB e organização de DD poderá qualificar as estratégias do programa nacional de suplementação de vitamina A, por meio do uso das melhores evidências disponíveis e o respeito aos valores culturais e regulações em saúde.

 


Palavras-chave


Política Nacional de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Deficiência de Vitamina A.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.