Políticas públicas de saúde na percepção dos enfermeiros da Atenção Básica

Thabata Vanessa Carneiro Aires, Nádile Juliane Costa de Castro

Resumo


Introdução: Políticas públicas de saúde (PPS) são ações governamentais realizadas pelo Estado com o intuito de promover a saúde individual e coletiva; por meio de planejamento de metas, programas de saúde, campanhas de conscientização, melhoria do Sistema Único de Saúde e entre outros.

Objetivos: Descrever e analisar o conhecimento dos enfermeiros de Atenção Básica acerca das políticas públicas de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Tomando como base o método qualitativo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 8 enfermeiros que atuam na Atenção Básica em um município da região metropolitana de Belém; onde foi realizado uma categorização dos dados obtidos e por meio desses analisado, posteriormente, a opinião dos enfermeiros sobre as políticas públicas de saúde.

Resultados: Para os enfermeiros, PPS é: “Estratégias adotadas para todos os níveis de atenção à saúde tanto na prevenção, promoção à saúde tanto em média e alta complexidade”, “Lembra do SUS, do ESF”, “Ações governamentais realizadas pelo MS e governos estaduais e municipais”. Observou-se que os enfermeiros não souberam responder adequadamente o conteúdo, tendo em vista que a maioria pensou somente no SUS quando se trata de PPS, esquecendo-se dos pactos pela saúde, que estas não são pautadas somente no SUS e sim em toda e qualquer ação realizada pelo estado e que não estão relacionadas somente na ESF e sim engloba outros serviços de saúde como os hospitalares à nível de média e alta complexidade.

Conclusão ou Hipóteses: Pode-se analisar que o conhecimento foi deficitário, tendo em vista que os enfermeiros entrevistados não possuem mais de 10 anos de formação e que muitos viveram o auge da implantação das PPS através da criação do SUS . Além disso, há a possibilidade da educação permanente, oferecida pelo estado, e da educação continuada.




Palavras-chave


Políticas Públicas de Saúde; Enfermagem; Atenção Básica.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.