Políticas de assistência a saúde da mulher: uma revisão de literatura

Lais Helena Rescinho Macambira, Daniela Corrêa Teixeira, Danilo Evaldo Magalhães Calado, Ana Paula da Silva Ribeiro, Ana Claudia da Silva Ribeiro

Resumo


Introdução: Uma intensa organização dos movimentos sociais com o objetivo de democratização do País ocorreu após o regime militar. O movimento feminista tinha como principal função reivindicar melhores condições de vida das mulheres que em resposta conseguiu do ministério da saúde o lançamento do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) em 1983 e a abrangência do programa em 1984.

Objetivos: Revisar na literatura as políticas de assistência a saúde da mulher para promoção, proteção e recuperação da saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo foi realizado por meio de pesquisa nos meses de outubro e novembro de 2012, na biblioteca virtual do Ministério da Saúde, com leitura de artigos científicos publicados no período 2008 a 2010, em revistas reconhecidas pela Capes. As informações referentes ao histórico de criação da política, abrangência e o funcionamento da política de assistência foram tabulados em um banco de dados.

Resultados: As Políticas de Atenção Integral á Saúde da Mulher inspiradas no (PAISM)foram iniciadas em 1983 e ampliadas em 1984. Em 2000 o governo federal publicou a lei nº 11.664,29 de abril de 2008, que consiste na efetivação de ações de saúde relacionada à prevenção, detecção e tratamento dos cânceres do colo de útero e da mama sendo observada na pesquisa que essa política se tornou uma das prioridades do Ministério da Saúde. Existem ainda outras políticas de atenção integral á saúde como assistência ao parto, a menopausa, violência contra a mulher, aborto, planejamento familiar, redução à mortalidade materna.

Conclusão ou Hipóteses: As políticas de Assistência a Saúde da Mulher para promoção, prevenção e recuperação da saúde, foram implantadas pelo governo federal desde 1983, porém necessitam serem reconhecidas pela sociedade, afim de que possa ser ampliado e efetivado o direito de cidadania das mulheres brasileiras.

 



Palavras-chave


Saúde; Mulher; Assistência.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.